A ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos divulgou nesta semana o balanço do primeiro semestre de 2015. Os números de vendas englobam veículos de todo o porte, indo dos carros aos caminhões.

Para o setor de logística, um dado importante mostra como a retração da econômica vem afetando a área: a venda de caminhões teve queda de 42% em relação ao mesmo período no ano passado. Em números absolutos, houve queda de 64,6 mil unidades para 37,3 mil em 2015.

Entretanto, em comparação com o mês de maio deste ano, em junho a indústria obteve um crescimento de 2,7%. Já nas exportações os dados animam. No semestre de 2015 foram vendidas e enviadas 10,2 mil unidades, contra 9,3 mil em 2014.

Para Luiz Moan Yabiku Júnior, presidente da ANFAVEA, essa retração dos dados acontece por conta do momento do país. “O país passa por um cenário de baixa confiança dos investidores e consumidores, restrição ao crédito e expectativa pela conclusão dos ajustes na economia”, conclui. Entretanto, ações do governo como o Plano Nacional de Exportações, o Plano Safra e o Programa de Proteção ao Emprego devem ajudar o mercado.

Fonte: Agência CNT