Terceirização no Brasil

Para manter a competitividade as empresas expandiram a terceirização no Brasil, com a diversidade de produtos,  ou seja, fez com que houvesse um aumento da produtividade das empresas, e a maior gama de regiões que elas atendem, e consequentemente adicionou complexidade e custos.

Para resolver tal questão, é preciso uma logística bem alinhada. A questão é que muitas vezes a escala de crescimento produtivo é mais acelerada do que os recursos humanos, tecnológicos e logísticos disponíveis dentro da empresa. Logística é custo, no entanto, é um mal necessário.

Terceirização no Brasil

Operação Logística Terceirizada

A partir deste cenário e com o objetivo de atender os clientes com excelência e dentro dos prazos pré-estabelecidos, é interessante que haja a contratação terceirizada de uma empresa operadora logística, que não se faz necessária uma aplicação intensiva de capital como se teria com um departamento interno de logística.

Uma outra vantagem é que com a logística terceirizada, é possível se ter acesso imediato a anos de experiência diversificada, e a sistemas maduros e igualmente integrados.

Operação Logística, como funciona ?

A empresa operadora logística é responsável por disponibilizar suportes físicos como frota de veículos e/ou armazéns, necessários para atender a demanda produtiva da empresa contratante, e também serviços de mão-de-obra e gestão, para que se possa organizar todo o planejamento do fluxo de armazenamento e distribuição.

Mesmo empresas grandes e bem estruturadas, preferem ter um sistema de logística terceirizado, porque uma empresa especializada nisso, é capaz de corrigir insuficiências ou problemas que acontecem no meio do processo, como: absorver emergências e mudanças de última hora, ter plano de contingência, absorver aumentos de custos sem repasse aos preços dos produtos, além de realizar throughput (Taxa de Transferência) em curtos espaços de tempo.

O motivo pelo qual existe a terceirização é porque além de usar menos recurso humano, é uma alternativa economicamente viável devido ao custo ser bem menor do que se todos esses processos fossem feitos em um departamento da própria empresa.

Tecnologia na operação logística

Para que esta parceria seja de fato efetiva e vantajosa, a empresa operadora logística deve fazer o uso de softwares de simulação de distribuição, a fim de elaborar as melhores formas de aumentar a rentabilidade e diminuir custos através da organização dos fluxos de entrega, e até mesmo planejar estratégias de distribuição que valorize o produto distribuído. A tecnologia auxilia também na otimização do tempo, quando permite agendamentos de carga automáticos, e emissões de documentos a partir de diversos dispositivos (inclusive os móveis) em curto espaço de tempo.

Conclusão

Através da terceirização no Brasil na logística, ambas empresas (contratante e contratada) saem ganhando, pois a empresa contratante se beneficia em gestão logística e redução de custos, além de evitar o risco de colapso nas operações logísticas da sua empresa, aumentar a credibilidade e manter competitividade em seu nicho de mercado.

Já a empresa contratada além de ter uma renda fixa devido ao contrato, ela pode fazer o uso da mesma frota para atender mais de uma empresa, o que também gera redução de custos para a empresa e diminuição do fluxo de veículos.

Gostou do Conteúdo? Conheça então algumas ferramentas para otimizar as operações logísticas da sua empresa!

Agendamento Automático de Cargas e Descargas

Conheça o Carga Pontual

Veja também Emissores de Documentos Fiscais Eletrônicos

Emissor de CT-e, MDF-e e NF-e