Tecnologia da informação na Logística: Expectativas e Realidade

Já notou a quantidade de benefícios a tecnologia da informação na logística trouxe para todos os envolvidos no logística?

É importante refletir que o computador era visto como apenas uma ferramenta para digitação e cálculos, não mais do que isso.

Só que tudo mudou, o computador passou praticamente a dominar e cada vez mais produzir informações, sistemas entre outros recursos que certamente vão melhorar muito as nossas vidas. Existem várias plataformas online muito conhecidas que provavelmente você usa todos os dias para buscar informações e conteúdos.

Estou falando, por exemplo, do Google, o mecanismo de busca mais famoso do mundo, que tem como função do usuário pesquisar qualquer informação que quiser e ter uma resposta em menos de 5 segundos!

Tecnologia da informação na Logística

Dados vs Informação:

“A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito menos uma produtora de novas e diferentes questões estratégicas”.  

Peter  Drucker

Podemos dizer que a tecnologia da informação (TI) ainda não chegou ao seu limiar tecnológico. Deste modo ainda temos muito que aprender com essa ferramenta, e muitas das nossas necessidades podem ser resolvidas, pessoais e empresariais.

Tecnologia da informação na logística

A tecnologia da informação tem exercido grande influência sobre a vida das pessoas, promovendo significativas mudanças em vários aspectos, como relações sociais, de trabalho e nos processos organizacionais.

A TI sustenta operações de empresas, une elos distantes de cadeia de fornecimento e cada vez mais liga empresas aos clientes.

Na logística, existem alguns tipos de sistemas mais utilizados para realizar estes elos, controlar as operações e oferecer melhores níveis de serviço para os clientes. Abaixo, selecionamos os principais para você conhecer um pouco mais.

WMS (Warehouse Management System)

Na tradução para o português, a expressão do significado de WMS é (Sistema de Gerenciamento de Armazéns). O WMS é o maior e principal sistema de manutenção dentro de um sistema de logística empresarial, responsável principalmente pelos processos de:

  • Armazenagem;

  • Recebimento de cargas;

  • Estocagem de produtos;

  • Controle de entregas;

  • Separação;

  • Expedição;

  • Transferência;

  • Inventário.

O WMS tem como objetivo principal de redução de custos e aumento do nível de serviço oferecido aos clientes, como benefício o WMS procura melhoria do processo de distribuição.

TMS (Transportation Management System)

Traduzido para o português, a expressão do significado de TMS é (Sistema de gerenciamento de transporte). O TMS tem grande importância em repassar informações que são capazes de realizar gerenciamento de transporte, como por exemplo:

  • Gestão de frotas e fretes;

  • Roteirização;

  • Rastreamento de Veículos;

  • Previsão de entrega dos produtos.

O TMS é uma ferramenta da tecnologia da informação na logística que otimiza suas operações do dia-a-dia e integrando todos os setores envolvidos no transporte. É importante realçar que o TMS e WMS são os dois sistemas fundamentais utilizados na execução em logística integrada nas empresas.

YMS (Yard Management System)

O YMS em poucas palavras o seu significado é (Sistema de Gerenciamento de Pátio). Essa ferramenta é responsável por cuidar da entrada e saída de veículos, fluxo de veículos de cargas e de agenda.

Algumas Funcionalidades:

  • Agenda de operações;

  • Comunicadores;

  • Registro de peso;

  • Gestão de planejamento de carga e descarga;

  • Planejamento de tráfego.    

Comunicando com outros sistemas, como TMS e WMS, o software em logística YMS tem a função de autorização para acessar determinadas áreas, controlar quais cargas estão sendo recepcionadas e quem está chegando ou saindo.

Uma realidade na tecnologia da informação em logística

Neste contexto, a tecnologia da informação fornece apoio para a logística, como aumento da competitividade da empresa na medida que permite coletar, armazenar, disseminar e processar dados com efetividade e rapidez.

Na prática a área de tecnologia da informação tem se transformado, deixando de ser uma área de suporte que somente mantinha os sistemas disponíveis aos usuários para se tornarem uma área altamente estratégica e que tem o compromisso de apoiar o crescimento das empresas e gerar diferencial.

Produtividade na tecnologia da informação

A produtividade da sua empresa tem tudo a ver com a ferramenta que você usa. É o que acontece nas empresas, surgem muitas falhas nas organizações que não utilizam a tecnologia da informação na logística da maneira correta e quando isso ocorre os resultados não são os mesmos.

O conteúdo foi útil? Então saiba mais sobre o sistema YMS que otimiza suas operações agora mesmo.

Sistema YMS

2017-04-24T08:51:18+00:0028/03/2017 às 18:36|Desafios da Logística, Notícias, Soluções|