Software de Logística: Uma história sobre tecnologia

Neste conteúdo iremos falar sobre software de logística e contar como foi esse grande avanço em um curto período de tempo, desde o seu início nos anos 60 com os softwares-livres, até as diversas mudanças que ocorreram ao longo do tempo, a tecnologia de software foi se tornando uma gigantesca ferramenta de uso para uma empresa. Isso armazena milhares de informações para serem oferecidas por diversas plataformas de softwares, que são conhecidas atualmente.

software de logística

Essa evolução causou um papel tão grande que mudou a forma com quais as empresas se relacionam, produzem e tomam uma certa atitude para o mercado de trabalho.

Por conta disso sabemos que por trás dessas ferramentas estão profissionais que precisão ter um conhecimento básico até o avançado no uso destas, além daqueles profissionais que desenvolvem tais características da ferramenta para que possam integrar o serviço ou produto da empresa, tornando-se por vezes o próprio negócio que gira em torno desse mesmo sistema. Um simples exemplo disso é o e-commerce, que se refere a lojas virtuais na internet onde os consumidores compram seus produtos e serviços desejados no conforto de suas casas.

Entre os movimentos recentes da área de  Tecnologia da Informação (TI)

Nas empresas está a utilização de sistemas de informação adquiridos de terceiros, tais como software de logística e sistemas como:

  • ERP – Enterprise Resource Planning;
  • SCM – Supply Chain Management;
  • CRM – Customer Relationship Management.

E o desenvolvimento de sistemas que permitem análises e a tomada de decisão a partir dos dados gerados nesses sistemas são:

  • DW – Data Warehouses;
  • BI (Business Intelligence.

Essas ferramentas oferecem uma gama de dados que serão coletados e analisados pela equipe de gestores e seu conjunto de colaboradores, para que se iniciem e possam planejar, organizar, dirigir e controlar esses dados de forma estratégica e objetiva.

A evolução do uso de software nas empresas

Para melhor entendimento do momento atual dos softwares nas empresas temos a tecnologia de ponta alinhada com a capacitação de profissionais que desenvolvam e saibam programar esses softwares, para que assim essas plataformas sirvam de ligação com os gestores de forma aprimorar os processos de gestão de negócio.

A maior, e sem dúvida, representação dessa evolução de rede é a internet e a computação móvel, que representa o grande crescimento de navegação digital e uso de dispositivos mobile com acesso de dados móveis dos smartphones. Esse nível tecnologia facilita o acesso a informação em qualquer momento ou local aos membros da empresa e uma na comunicação direta e indiretamente com parceiros, clientes e consumidores.

Software e vantagem competitiva na logística

Para uma vida durável de uma organização dentro da tecnologia atual vale a pena citar que os softwares contribuem de grande forma para que ultrapasse o mercado diante aos concorrentes de maneira de simplificar processos tornando-os inteligentes.

Para justificar esta importância, utiliza-se o conceito de cadeia de valor (value chain) ou sistema de valor (value system).

Essa cadeia de valor representa o conjunto de atividades realizadas em uma empresa, divididos em duas categorias: atividades primárias, que colaboram para agregar valor ao produto, e as atividades secundárias, ou de apoio. As atividades primárias são divididas em atividades de logística de entrada (recebimento e estocagem de m.p), produção, logística de saída (distribuição), marketing e vendas e pós-venda.

O sistema de valores, também conhecido como cadeia de suprimento (supply chain), é composto pela união das cadeias de valor de diversas empresas clientes e fornecedores formando uma cadeia completa da matéria-prima até o consumidor final em uma dada indústria.

Por que as empresas usam software de logística?

Utilizar ferramentas de software de logística cria e organiza os usuários para que ele tenha que seguir apenas o processo de maneira objetiva. Isso gera de forma uma diferenciação nos resultados esperados. Essas plataformas de redução de custos, melhoria no controle dos processos e a utilização de sistemas estratégicos estão diretamente ligadas à busca pela melhoria da competitividade empresarial para aperfeiçoar e aprimorar os processos de produtos ou serviços na forma de garantir a qualidade das entregas.

Uma interação de atividades feitas pela empresa que utiliza uma computação em rede busca nas melhorias de posicionamento como referência em excelência em um processo simples e inteligente entre atividades de uma organização.

Concluindo

Sendo assim, para finalizar o cenário atual em que a globalização, o aumento da competitividade e a interligação de clientes e fornecedores em cadeias de suprimento são preponderantes a utilização de software de logística pode ser considerada praticamente como um fator de sobrevivência.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre expectativas e realidade na tecnologia da informação na Logística.

Saiba Mais

2017-06-07T10:29:09+00:0027/10/2016 às 14:06|Desafios da Logística, Notícias, Novidades, Soluções, Universo Strada|