Setor logístico apresenta mudança no perfil de seus executivos.

Um dos principais fatores para agregar valor na prestação de serviços no universo da logística nos últimos anos, é a mudança do foco nas especialidades fragmentadas, constituídas por serviços ou produtos únicos ou avulsos (como transporte, armazenagem, abastecimento, entre outros), para o pacote completo de soluções que integrem todas as necessidades logísticas das empresas, ampliando o elemento competitivo no mercado perante a cadeia de suprimentos.

Não é mais suficiente atender uma única demanda. As empresas precisam focar e se especializar cada vez mais nas necessidades do cliente e abraçar por completo, dentro do seu core business, as reais reivindicações do parceiro de negócios, customizando e gerindo alternativas que proporcionem o crescimento sustentável dos envolvidos.

Para isso, foco na atividade fim do negócio é fundamental e os elementos necessários para garantir a qualidade (que deve ser vista como um fator intrínseco), redução de custos e esforços dos clientes, exigem cada vez mais profissionais capacitados e especialistas que criem diferenciais, proporcionado em conjunto com a visão do executivo do setor, a constante atualização para adaptação a este novo modelo de negócios.

Neste sentido, o executivo, conforme apresenta Marcela Mendonça (Associate Director & Partner da Fesa), “deve estar atento, avaliar e antecipar as necessidades dos clientes como fio condutor das prioridades do negócio, antecipando a implementação de soluções inovadoras, de forma a alcançar a sua fidelização. Outra competência é o conhecimento do mercado. O executivo tem de estar atento às tendências tanto de soluções logísticas e novas tecnologias, quanto do setor do cliente. Deve, também, conhecer as mudanças econômico-financeira, social e política da empresa (tendências, fatores críticos de sucesso, concorrentes, tipos de clientes, fornecedores etc)”.

O mercado exige, e exigirá, cada vez mais uma visão analítica e o conhecimento atrelado as diversas possibilidades para uma gestão eficiente de todos os processos dentro da logística, visando a otimização dos recursos e dos próprios processos, assim como, obviamente, o aumento da competitividade e lucratividade, extraindo o máximo de cada elemento ou situação com o menor custo possível. Eficiência e eficácia são as palavras da vez.

Saiba como obter maior poder analítico e descubra diversos pontos de inovação e potenciais novos negócios em sua empresa através das soluções Qlik.

[button color=”red” size=”medium” link=”http://www.stradasolucoes.com.br/novo/qlikview-business-intelligence-discovery/” icon=”” target=”true”]Saiba Mais Aqui.[/button]

Fonte: Marcela Mendonça | Portal Mundo Logística.

2015-05-10T17:18:45+00:0010/05/2015 às 17:18|Notícias, Strada Express|