O Seis Sigma tem por objetivo a melhoria na gestão através de uma metodologia voltada para o entendimento e a eliminação dos pontos negativos nos processos e operações, viabilizando a melhoria contínua e crescimento da lucratividade nas empresas, assim como qualidade de seus produtos e serviços.

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A metodologia nasceu na Motorola na década de 80 (1987), e o método utilizado para solucionar problemas baseia-se em ferramentas estatísticas para o controle de processos, onde o ciclo passa por uma abordagem denominada DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control – em português: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), que visa reduzir a variação e os riscos nos referidos processos, procurando atingir um índice de falhas ou equívocos de 3,4 ocorrências por milhão de oportunidades.

Qual a razão do Seis Sigma?

Neste sentido, o Seis Sigma não pretende criar uma mudança na integridade e a na interligação da gestão organizacional, mas a sua melhoria contínua e o controle eficiente para eliminar ou amenizar ao máximo qualquer vulnerabilidade na construção de produtos e serviços, garantindo a qualidade e satisfação dos clientes e parceiros, assim como, conforme apresentado, performance nos processos e modelos operacionais vigentes (e por que não olhar para, por exemplo, a falta de constância nos serviços oferecidos por Operadores Logísticos, tido como um dos maiores problemas apresentados pelas empresas na terceirização logística?).

Rápida definição de cada uma das fases (DMAIC)

  • Definir:

Nesta fase ocorre a definição dos objetivos do estudo e de quais atividades serão realizadas para melhoria. O problema deve ser visto com clareza por todos os envolvidos e apresentado de forma sucinta para elaboração de todas as definições necessárias (projeto, escopo, membros, recursos e limitações).

O mapeamento de processos deve ser definido, criando a imagem objetiva de como o trabalho irá fluir. Uma representação gráfica de como as pessoas irão desenvolver seus respectivos trabalhos.

Diagramas de Matriz são construídos para analisar e relacionar as entradas e saídas dentro dos processos. Através dos mesmos podemos verificar as inconsistências e variáveis que são potenciais causadoras de problemas no recebimento e armazenagem em estoque dos itens de uma empresa, por exemplo, desde a sua necessidade na produção, até atrasos na movimentação ou recebimento dos documentos fiscais necessários.

  • Medir:

    Assim que o problema é definido diante de suas potenciais variáveis, definir uma medida para avaliar e quantificar o problema (numericamente, inserção de índices) deve ser o próximo passo. Estamos falando de uma atribuição de valores e criação de dados estatísticos para lidar com anomalias e o ideal de normalidade dentro de cada ciclo.

  • Analisar:

    Em posse dos dados e do que eles nos dizem, agora o objetivo é compreender a causa-efeito do problema de uma forma mais objetiva, definindo o mesmo como real ou aleatório (momentâneo), de tal forma que ao realinhar os processos e operações, estes resultem na satisfação do cliente e redução de custos, entre outros benefícios mensuráveis.

  • Melhorar:

    Neste momento as medidas já definidas devem ser tomadas para a melhoria contínua, demonstrando o real valor do Seis Sigma para a solução do problema. Aqui ferramentas e a cultura Lean surgem como geradoras de soluções para as situações apresentadas, eliminando desperdícios logísticos, viabilizando a redução no lead time, melhorando a acuracidade do saldo do estoque, enfim, colocando na prática o planejado e o necessário, nos levando ao próximo ponto: Controle.

  • Controlar:

É o estágio final do DMAIC. Concentra-se em manter sob controle e dar continuidade aos processos e decisões tomadas, evitando inconformidades e reincidências quando as metas estabelecidas forem alcançadas e durante todo o ciclo: no curto, médio e longo prazo.

A meritocracia e outros incentivos podem ser implementados na rotina da empresa, no intuito de promover uma distribuição eficiente de parte dos resultados para os envolvidos, no intuito de que os mesmos continuem estimulados e atentos ao modo Lean de trabalho e também para favorecer a contínua e crescente melhoria diante do Seis Sigma.

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Lei de carga e descarga de veículos