O grande congestionamento na entrada dos pátios de carga dos portos brasileiros tem causado muitos problemas na redução de custos e gastos desnecessários para as transportadoras.

Já houveram registros de 33Km de congestionamento ao longo da BR-277, em direção ao Porto de Paranaguá-PR. São mais de 20 mil caminhões que circulam por dia no Porto de Santos-SP, e existe falta de espaço para os caminhoneiros ficarem até a liberação para entrarem nos terminais de carga e descarga.

redução de custos

Falha de logística resulta em altos gastos

Devido a falha logística das empresas transportadoras e dos próprios portos (pela falta de espaço), caminhoneiros tem apenas duas opções: ter altos custos com estacionamentos privativos ou estacionar na rodovia e/ou acostamento da pista.

Em períodos de alta safra, o número de veículos aumenta e pela falta de espaço nos portos, os caminhoneiros tem de esperar em estacionamentos privados e chegam a pagar cerca de R$ 45,00 por seis horas e mais R$ 5,00 por hora adicional em qualquer estacionamento da baixada paulista, por exemplo.

Caso os motoristas se neguem a ir para um estacionamento privativo e se submetam a permanecer na rodovia, pode-se haver duras consequências por colocarem os outros usuários da pista em risco: provocar sérios acidentes automotivos e exposição do veículo e a carga, se sujeitando a sorte de delitos patrimoniais.

Algumas Soluções para a Redução de Custos

Para amenizar tal situação de congestionamentos, é preciso que haja um gerenciamento do fluxo de veículos nos pátios de carga. Este gerenciamento pode ser feito através de planilhas ou agendamento de cargas por meio de softwares específicos.

Disponibilizamos gratuitamente uma planilha no controle de estadia:

Controle de Estadia

Nós da equipe Strada, que disponibiliza soluções em logística, possuímos um software específicos chamado Carga Pontual, que possibilita o agendamento prévio de horário de carga e descarga, evitando filas e a concentração de veículos nos pátios, portos, cooperativas e outras entidades do segmento que contam com operações logísticas.

Conheça o Carga Pontual

Caso se faça o uso da combinação dos softwares Carga Pontual e WeziDocs abre-se a possibilidade de automação do agendamento a ser efetuado com as informações presentes em um CT-e emitido. Caso não tenha conhecimento sobre os certificados digitais, oferecemos conteúdos explicando melhor como funciona, irei disponibilizar os links de cada documento abaixo:

Um pouco sobre o Carga Pontual

Além da automação de agendamento, é possível reagendar facilmente cargas e descargas, pois o software oferece ao usuário informações sobre o fluxo de veículos no dia, grade de programações, configuração de capacidade de horários de funcionamento das plantas em toneladas ou por veículos dentro de um período, assim como de horários disponíveis por horas ou períodos.

Permite também um controle de tempo e operações, através de um banco de dados onde se pode registrar a origem, placa, motorista, produto e quantidade, assim como possibilita a verificação de data e hora para chegada do veículo, término da operação e liberação do veículo.

Quem usa, recomenda

Empresas que já fazem o uso do software Carga Pontual, já sentiram a diminuição de gastos referentes às horas desnecessárias de estacionamento, pois o tempo de permanência dos veículos nos pátios caiu.

Bunge – História de Sucesso

Com a logística organizada, também houve o ganho na diminuição de atrasos dentro do ciclo de operações e atividades com os envolvidos (empresa, transportadora, navios e cliente final).

Conclusão

 É percebível também que a empresa precisa elaborar formas para a redução de custos, para que assim consigam quantificar os reais valores a serem investidos, os locais que serão destinados os investimentos, além de assim eles terem uma real noção de como a empresa se apresenta aos clientes, ou seja, a forma que os clientes vêem a empresa.

Daí a necessidade de se entender que o uso correto da logística aliada a uma tecnologia de ponta oferece a empresa possibilidades de agilizar o seu processo interno dando rapidez e qualidade a seus produtos e serviços.

 Gostou do conteúdo? Então saiba mais sobre o Monitoramento de Cargas e Conheça as principais formas

Monitoramento de Cargas