O que é um Inventário Rotativo e quais suas vantagens?

Antes de falar sobre o inventário rotativo é importante compreender que o controle dos níveis de estoque é uma das ferramentas mais importantes para a manutenção da competitividade de qualquer cadeia de suprimentos.

Afinal, é em forma de estoques que grande parte do capital de uma organização se encontra, e gerenciar seus volumes passa a ser estrategicamente fundamental para sua sobrevivência e capacidade de resposta às variações de demanda.

O que é inventário rotativo?

O inventário rotativo é o processo de recontagem física e contínua de todo estoque, é necessário que essa contagem tenha uma cadência pré-determinada, por exemplo, diário, semanal ou mensal de forma organizada em ciclos de acordo com a demanda dos produtos de um negócio ou até mesmo de um setor de produtos pré-determinados.

Por isso o  inventário rotativo corrige erros similar ao inventário geral, porém com algumas vantagens pois é preciso ter precisão maior de estoques. Devido quotidiano, com resultado mais rápido pois não é necessário parar todo o estoque para que seja feita a contagem.

inventário rotativo

Qual a utilidade de usar inventário rotativo?

Um dos grandes problemas de quem possui estoque é a grande descartabilidade de produtos, uma vez que por ter muitos, acabam-se  perdendo prazos de validade e etc.

O inventário rotativo busca simplificar esse processo: aumenta a precisão de estoques, que quando é realizada essa recontagem de forma programada e periódica é possível identificar e resolver de forma sistemática e eficaz problemas de avaria de produtos em má conservação ou até mesmo danificados.

Com uma recontagem pré-definida, fica mais fácil manter o controle do que entra e do que saí, fazendo o inventário de estoque ser um grande aliado na contabilidade da empresa.

Vantagem do inventário rotativo

Na prática uma porção de estoque é escolhida para que seja feita a contagem periodicamente, essa seleção pode ser aleatória e a medida que os erros vão sendo encontrados os erros vão sendo corrigidos.

Uma grande vantagem na utilização de inventário rotativo é que a contagem de itens podem ser feita de forma  independente, ou seja, só pode realizar a contagem somente a um grupo de produtos ou de produtos específicos como:

  • Aprimoramento de Esforços

  • Aumento e Eficiência

  • Identificador de Problemas

  • Impacto nas Operações

O controle de estoques é fundamental para diminuir os custos e aumentar a lucratividade de uma empresa. Uma das formas de realizar a  gestão de estoques da empresa e a realização de inventário periódicos.

Foi uma informação útil? Então saiba mais sobre Logística Integrada e como pode beneficiar sua empresa.

Logística Integrada

Quer agilizar à contagem do seu estoque com integridade dos dados, praticidade e redução de custos? Conheça o EstoqueApp agora mesmo!

EstoqueApp

Fonte: Revista Mundo Logística

2017-04-25T16:03:38+00:0024/03/2017 às 13:31|Desafios da Logística, Notícias, Strada Express|