O que é intralogística?

Ao expressar logística automaticamente remetemos aos transportes externo utilizados (rodoviário, marítimo, aéreo e fluvial) e deixamos de contemplar a movimentação que acontece dentro das instalações, ou seja, a chamada intralogística refere-se a movimentação interna de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição.

Também conhecida no mercado como “logística in house“, a intrologística é um processo que controla, de forma eficiente, todo o fluxo armazenagem de materiais, produtos acabados e todas as diversas matérias-primas que uma empresa possui em seu estoque e nos centros de distribuição.

intralogística

Problemas com movimentação dos transportes? Saiba como solucionar agora mesmo!

Gestão de Transporte

Como é utilizada?

Em uma empresa, a intralogística interna é utilizada na movimentação e armazenagem, isto é, toda a movimentação de materiais e estoques nos armazéns, centro de distribuições e unidades fabris fazem parte da intrologística.

O objetivo é garantir o bom funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para o perfeito funcionamento do negócio. Assim, é possível atender as necessidades dos funcionários e oferecer as condições ideais de trabalho para os colaboradores, contribuindo na qualidade do produto final.

Quais as vantagens de utilizar intralogística?

A eficiente na agilidade nos fluxos dos negócios utilizando a intrologística é uma solução de associar a movimentação continua dos materiais e atendimento da organização, isto é, a logística de transporte (Gestão de Transporte) e armazenamento das informações.

A aplicação apropriada da intrologística resulta na agilidade dos processos e um melhor aproveitamento do tempo útil.

  • Produtividade

A produtividade para agilizar os processos na intralogística é feita inicialmente pelo mapeamento dos processos e da estrutura completa de todas as funções dos profissionais, sua importância e papel dentro da empresa. Do contrário, não há como suprir as necessidades de cada setor.

Com esses dados estruturados nas mãos dos encarregados responsáveis, é possível o aproveitamento mais eficaz de cada um dos colaboradores ou mesmo a automação dos processos, sejam eles operacionais ou de controle.

  • Otimização

Lembrando que não existe produtividade sem organização. Em qualquer negócio, pequeno ou grande, a otimização e infraestrutura do negócio é um fator de suma importância para alcançar um bom desempenho nas atividades exercidas.

As ferramentas de controle fazem a diferença, ou seja, o fluxo estruturado e dividido e o cronograma de providencias para corrigir problemas menores e os mais urgentes, permitem a otimização da infraestrutura interna do negócio.

  • Custos

A logística tem seu papel primordial na diminuição de custos e no aumento de produtividade certo? Uma vez que a logística funcione corretamente, tudo aquilo que for desnecessário e supérfluo aparecerá na planilha de custos a médio prazo, após a aplicações dos conceitos da intralogística.

Com essa estrutura em mão, a economia nos custos será muito maior, sobrando capital para investir no crescimento do negócio, ou seja, mais foco em seu negócio.

Conclusão

Sendo assim, com a intralogística funcionando corretamente, será possível atender aos clientes com agilidade. Além disso, por ter um maior controle sobre os processos, produtos, materiais e matérias-primas, será possível aplicar melhores condições nos preços dos produtos ou até mesmo investir em inovação.

Gostou do conteúdo? Então saiba mais sobre o que é Just in Time e como utilizar em seu negócio.

Just in Time

Fonte: SIMPEP