O que é CIF e FOB?

CIF e FOB são tipos de contratação de fretes em qualquer modalidade de transporte (rodoviário, aéreo, marítimo e cabotagem), sendo utilizado para realizar qualquer tipo de troca. No início da negociação, o comprador ou vendedor devem decidir qual modalidade de frete mais apropriado para a transação comercial.

CIF e FOB são importantes também nos Incoterms, que são padrões gerais de distribuição entre exportador e importador (International Comercial Terms, na expressão do português é Termos Internacionais de Comércio), que são diretrizes estabelecidas pela Câmara Internacional do Comércio, órgão que estabiliza o transação entre diferentes países.

CIF e FOB, CIF ou FOB, CIF, FOB, O que é CIF, O que é FOB

Significado de CIF e FOB

  • Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)

Traduzida para o português, a expressão do significado de CIF é (Custo , Seguros e Frete). Isso significa que no valor da mercadoria vendida já estão inclusos além dos custos do produto, os custos de seguros e frete, não sendo necessária contratação de frete adicional pelo cliente.

  • Frete FOB (Free on Board)

Já na tradução para o português, a expressão do significado de FOB é (Livre à Bordo). Ao contrário do CIF, no frete FOB a mercadoria vendida está livre de frete, não está incluso no preço do produto os custos de entrega do produto.

Quem é o responsável pelo frete?

O frete CIF significa que o vendedor (remetente) paga o frete, ou seja, quem envia a mercadoria comprada pelo cliente.

Já o frete FOB significa que o comprador paga o frete da mercadoria, ele é responsável pelos riscos e custos, ou seja, o destinatário.

O que é melhor: CIF ou FOB?

A resposta para esta pergunta é: depende. Se estivermos falando da compra dos produtos, o melhor é o frete CIF, pois assim todos os custos com o transporte são por conta do fornecedor.

Ao contrário, se estivermos abordando a venda dos produtos, o melhor é o frete FOB, de forma que o cliente seja responsável por todos os custos e riscos.

Assim podemos concluir:

Quando o comprador recebe mercadorias com frete “FOB”, as despesas geradas decorrentes do transporte correm por conta do comprador.

Já quando o comprador receber mercadorias com frete “CIF”, as despesas realizadas decorrentes do transporte correm por conta do vendedor.

 

O conteúdo foi útil para você? Saiba mais sobre o que é um Inventário Rotativo e quais suas vantagens.

Inventário Rotativo

Buscando um emissor de CT-e, MDF-e e NF-e integrado e simples de usar? 

Clique Aqui