A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonia – Appa levou ao as estatísticas da movimentação de cargas no mês de maio. Segundo os dados, houve um aumento de 2% em comparação com o mesmo período em 2014. Cerca de 4,235 milhões de toneladas foram movimentadas no mês, ultrapassando os 4,136 milhões de toneladas registradas em maio do ano passado.

O que explica esse aumento na movimentação é o crescimento na importação de fertilizantes, além do volume maior na exportação de açúcar e farelo.

Quando se fala em exportação, o aumento do farelo e açúcar também estão presentes neste ano. O açúcar contou com alta de 7%, com 374 mil toneladas. Já o farelo aumentou 8%, com 720 mil toneladas. Produtos como a soja não tiveram alteração, permanecendo com 1,171 milhão de toneladas.

Para Luiz Henrique Divino, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), esse número também foi favorecido pelos investimentos realizados no porto. “Com os investimentos recentes, conseguimos atender o crescimento da demanda dos usuários do porto no pico do escoamento da safra”, completa.

Outro motivo para o crescimento foi a realização dos acordos comerciais internacionais, que culminou com uma maior exportação de veículos. O número de 5,1 mil carros é cinco vezes maior do que em maio de 2014.

José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística, comemora a importância dessa indústria para a economia do estado. “A indústria automotiva é muito importante para a economia paranaense e a retomada do escoamento desta produção é um bom sinal”, finaliza.

Fonte: Revista Tecnologística