Logística Reversa: Tudo que você precisa saber

O que é Logística Reversa?

Para entender melhor como a logística reversa funciona é importante trazer um breve resumo da logística empresarial que administra os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controle efetivo para as atividade de manuseio, movimentação interna, armazenagem e transportes que visam facilitar o fluxo de insumos e produtos acompanhados e movimentação de informações.

Dessa forma a logística reversa é uma área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo, às suas origens , agregando valor aos mesmo.

logística reversa

3 Principais motivos da logística reversa

  • Preocupação Ambiental

A sustentabilidade é bastante comum entre as metas das grandes empresas. Ter uma gestão sustentável nada mais é que ter do que atender às necessidades econômicas e humanas. Dar preferência a produtos de empresas que demonstram preocupação com a preservação ecológica.

A prática da logística reversa é sustentável, então tem um processo de reaproveitar produtos descartados, diminuir os impactos ambientais e ainda reduzir os custos econômicos com o reaproveitamento.

  • Diferencial Competitivo

Tem um aumento de eficiência e da competitividade das empresa, trazem uma mudança na cultura de consumo por partes dos clientes que  também tem incentivado a logística reversa. Criar um diferencial competitivo é importante para as empresas ,os consumidores são exigentes e procuram um nível de serviço mais elevado.

  • Objetivos Econômicos

O reaproveitamento de materiais é um dos processos que fazem parte da dinâmica da logística reversa.

Existem também as possibilidades para agregar valor aos materiais retornáveis no processo inverso.

Logística reversa nas empresas

Todo o material e embalagem que as indústrias produzem saem das indústrias, passam pelo processo logístico e chegam ao consumidor final. Após o consumo final e feito o descarte, a logística reversa entra nesse processo, onde é coletado o material descartado e feito o retorno  para a empresa que irá descartar de forma adequada o produto ou reutilizá-lo de alguma forma em seu processo produtivo.

logística reversa

Dificuldades para as empresas

  • Dificuldade no gerenciamento completo do retorno das embalagens e de produtos defeituosos, custo de ida e volta desse produto.
  • Redução do custo operacional da logística reversa.
  • A falta de instalações licenciadas como aterros, incineradores, recuperadoras, plantas de co-processamento, descontaminadoras, tratamentos físicos e químicos.

Logística reversa no Brasil

O Brasil é um país imenso e com muitas características distintas que variam de acordo com a região. Por conta disso, nem todas as localidades possuem postos coletores de embalagens.

Para atender a esse perfil de produtor, criou-se o programa de Recebimento Itinerante, que consiste na ida de uma equipe com caminhão a uma região específica para coletar embalagens vazias e levá-las até os postos de recebimento.

O programa acontece em todos os estados do Brasil (mais o Distrito Federal) e só no ano de 2014 foram realizados mais de 4800 recebimentos! O programa é de responsabilidade dos canais de distribuição em parceria com entidades locais, veículos de comunicação e o poder público e tem o apoio do inpEV.

E para reforçar mais uma vez a importância do Sistema Campo Limpo e exemplificar como a logística reversa é ponto-chave para a sustentabilidade das empresas e das sociedades.

Este conteúdo foi útil? Então saiba mais sobre desafios enfrentados pelos Gerentes de Logística na entrega

Saiba Mais

2017-07-14T16:04:17+00:0020/03/2017 às 18:33|Desafios da Logística, Notícias, Sem categoria|