Logística para e-commerce

O final do ano para o e-commerce é sempre um dos períodos do ano com maiores volumes de venda. Em um ano de economia incerta, o natal, o final de ano e a injeção de dinheiro na economia com o 13° salário, com certeza, representou uma excelente oportunidade de alavancar as vendas com logística para e-commerce e garantir a oportunidade de girar o estoque e maximizar o lucro, pensando nas novas coleções e novos modelos de negócios possíveis.

logística para e-commerce

Mas o que sempre preocupa o gestor logístico do e-commerce é que com o aumento das vendas, os produtos que não sejam entregues ao consumidor na data acordada podem gerar problemas. Principalmente por que a entrega na maioria das vezes depende de terceiros, como transportadoras e, nas pequenas e médias empresas, geralmente a entrega é feita pelos correios.

Ficou com alguma dúvida sobre Logística Integrada?

Saiba mais sobre Logística Integrada

O não cumprimento dos prazos por parte dos terceiros gera uma enorme dor de cabeça para os clientes e insatisfações que podem chegar a até a gerar processos judiciais contra o e-commerce.

E, para que problemas com entrega, ou produtos indisponíveis não atinja o e-commerce, nesta época, é preciso estar atento a soluções que envolvem a cadeia logística, e já pensando em sanar estes problemas, que são recorrentes, para o próximo ano, atenção ao estoque e a logística para e-commerce como um todo é fundamental.

Estoque

Quanto ao estoque é importante que as empresas avaliem quais são os produtos carros-chefes de vendas. A partir daí é preciso entrar em contato com os fornecedores para que ele garanta a remessa de fim de ano deste produto o mais rápido possível.

Outro fator importante é certificar-se de que o pedido das mercadorias seja um pouco maior do que a necessária, para se criar um “estoque de segurança”. Vale garantir o produto em estoque para não ocorrer de o cliente se “decepcionar” com o produto indisponível, afetando até, as próximas escolhas de compras do cliente.

Logística

Nesta época, um fator extremamente importante é ser transparente com os clientes, deixando claro os prazos de entrega e políticas de troca. Entre em contato com as transportadoras e combine os prazos, se for possível, embasado por contratos.

Afinal, se o consumidor ficar sem o produto comprado por ele para o Natal e não puder presentear um ente querido, por mais que a culpa seja da transportadora, ela recairá sobre a sua empresa. Em todo caso, exponha toda a logística para o consumidor e prontifique-se a acompanhar de perto para que a compra seja entregue conforme solicitada.

Concluindo

A logística é fator fundamental para o sucesso do e-commerce no final do ano, pois por meio dela as empresas podem garantir ou não o cliente de acordo com o prazo de entrega e está diretamente ligada a manutenção do estoque de segurança para está época. Pois, ao realizar o pedido dos produtos, a rapidez da entrega para o estoque das lojas é feio por meio da logística.

Sendo assim,  a logística junto ao e-commerce atinjam o sucesso com as entregas das compras de Natal, trabalhar com uma logística integrada, pois dentro deste modelo há uma interação entre fornecedores, suprimentos, produto, distribuição e clientes.

Gostou do Conteúdo? Então visualize e monitore veículos com diferentes tecnologias de rastreamento em um único lugar, facilitando as operações do dia-a-dia, aumentando a eficiência dos processos.

Conheça o WeziTrak

Ficou com alguma dúvida sobre Logística Integrada?

Saiba Mais sobre Logística Integrada