Logística Integrada: Vantagem competitiva por meio do agendamento de cargas

Logística Integrada

Na logística de transportes, uma parte considerável do gasto que as empresas possuem, é advindo da falta de um bom gerenciamento e controle das cargas.

Outro fator que causa preocupação e um gasto considerável é a falha na comunicação destas empresas. Este tipo de situação, pode acarretar em filas, atrasos na entrega, multas por falta de agendamento, dentre outros.

Para que problemas como estes sejam reduzidos ao máximo ou sanados, é importante utilizar do conceito da Logística Integrada. Dentro da Logística Integrada existe interação do relacionamento entre fornecedores, suprimentos, produto, distribuição e clientes. Assim, não existem mais pontas soltas, todas as áreas interagem entre si, atendendo suas necessidades específicas.

Tecnologia da Informação

E é na tecnologia que a Logística Integrada encontra o seu fator de existência, pois os computadores e sistemas de análise permitiram que o planejamento de recursos logísticos de áreas inter-relacionadas fosse feito por um único banco de dados.

E como aliado da Logística Integrada, surge o agendamento de cargas e descargas, pois este permite que atrasos, falhas na comunicação e processos desorganizadas ou mal definidos, atuem de forma sincronizada e em sintonia. Após a aplicação do agendamento de cargas e descargas na gestão da Logística integrada benefícios podem ser observados de forma que ultrapassam a estrutura empresarial:

Redutor de esforços

Quando uma empresa de transporte ou que trabalha com o setor logístico faz uso de um sistema de agendamento de cargas e descargas que seja eficiente, que aja com agilidade da cloud computing ou em português computação nas nuvens.

A gestão das informações e o modelo de gestão como um todo se caracterizam como redutores de esforços, pois este sistema permite que elas sejam armazenadas e captadas de forma muito mais simples e direta. Desta forma os profissionais da empresa podem focar em outras áreas e buscar inovação com maior frequência.  

Solução para a Cadeia de Suprimentos

Dentro da cadeia de suprimentos, o uso de um software qualificado de agendamento de cargas e descargas, apresenta uma melhora significativa das operações de recepção e expedição e permite que indicadores favoráveis sejam levantados apontando uma melhora contínua das operações diárias, principalmente no início e final de cada mês, onde há um maior volume de movimentações.

Estes indicadores aparecem como ponto chave para o avanço da cultura organizacional, satisfação dos envolvidos e para a redução de custos logísticos de transporte.

Segurança para os profissionais do transporte

E para finalizar, quando se tem em mãos um sistema de agendamento de cargas e descargas que seja eficiente, os profissionais do transporte, ou seja, os motoristas, são beneficiados mediante a organização nas entregas e retiradas.

E lhes é proporcionado uma maior segurança e agilidade no tempo de permanência no local da operação, ao mesmo tempo que, um controle efetivo de entrada e saída de veículos no pátio, pois, o veículo permanece dentro dos limites da empresa, em segurança, enquanto o processo operacional é executado de forma sistêmica e organizada.

Conclusão

O valor da logística integrada perante a cadeia de suprimentos vem ganhando uma nova aparência para todos os envolvidos com a intenção de seguir buscando continuamente a vantagem competitiva, chegando a tornar-se um amplo contexto dentro da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Desta, o agendamento de cargas e descargas torna-se uma ferramenta valiosa para a logística integrada, e deve ser vista não somente como mais um facilitador das atividades logísticas da empresa, mas um autêntico auxiliar com diversos benefícios para todos os envolvidos, em todos os processos da Cadeia de Suprimentos, desde o TI até prestadores de serviços e motoristas.

 

 

2017-07-20T16:04:13+00:0001/10/2015 às 09:20|Notícias, Sem categoria|