O tema da logística empresarial abordada neste conteúdo será reunir informações que são citadas nos livros, artigos e também práticas que já foram utilizadas em empresas. Principalmente porque elas devem criar, desenvolver e também aplicar nas organizações e nos negócios.

Para entender melhor a logística entendida como estratégia que aborda os aspectos relacionados com:

Essas cinco (5) áreas de operações que acabam sendo abrangente medidas pela competência da logística empresarial, ou seja, cada processo requer habilidades especificas.

logística empresarial

Não perca tempo, ou melhor dizendo, não perca dinheiro! Monitore suas Cargas

Conheça o WeziLog

Mas nem sempre foi assim, a logística empresarial evoluiu muito ao longo do tempo, desde da década de 70 quando surgiu as primeiras necessidades primordiais da sua implementação até atuais. Isso ocorre ao longo do tempo em que o meio acadêmico avança em suas pesquisas e o meio empresarial retarda sua implementação.

A importância da logística empresarial é fundamental para a manutenção da competitividade, ou seja, a logística é a ponte estratégica para gerar negócios.

Conceito Geral de Logística Empresarial

“O conceito de logística empresarial é o processo  de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento  eficiente  e de baixo custo de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do cliente.”

– Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP)

Este conceito traz todos os trabalhos ao longo dos tempos relacionados com trabalhos de conclusão de cursos, monografias de graduação, projetos de tecnólogos de logística, trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Visão Sistêmica

Basicamente a logística trata da busca de informações para tomar uma decisão, ou seja, que acaba repercutindo no ambiente de operações naquele ambiente composto pelo fluxo do produto.

A decisão é realizada pela empresa, que precisa ser sistêmica, ou seja, que envolver todas as áreas que compõem o fluxo do produto.

De todos os fluxos que compõem a logística empresarial, o fluxo do produto é o mais importante, isto é, onde fica a maior parte dos custos envolvidos e também a efetivação do nível de serviço.

O fluxo do produto é composto basicamente pelo:

  • Suprimento: São as compras do almoxarifado, ou seja, o estoque de matérias-primas.
  • Produção: A produção envolve desde a engenharia de produto, planejamento e controle da produção a manufatura propriamente dita e até o transporte para a distribuição desses produtos no estoque de produtos acabados.
  • Distribuição: O estoque de produtos acabados inicia o sistema de distribuição que também envolve o transporte dos produtos. Desta produção dos próximos clientes de uma cadeia produtiva.
  • Utilização: Envolve a instalação de equipamentos, treinamentos e a utilização em uma rede  de assistência técnica, ou seja, que garante uma correta utilização do produto.
  • Reversão: Trata da operacionalização da gestão ambiental da empresa, ou seja, a logística reversa.

Conclusão

Estes aspectos relacionados ao conceito da logística dentro dessa visão sistêmica e decisória do fluxo, ou seja, pode ser consolidado através de quatro itens básicos como:

  • Âmbito: Gestão do fluxo de produtos e informações.
  • Objetivos: Minimizar custos e melhorar os níveis de serviço ao cliente (melhor e barato).
  • Abrangência: Fontes de matéria-prima até o produto acabado (cadeia de suprimentos ou cadeia produtiva).
  • Competência: Gestão estratégica, tática e operacional das áreas de suprimento. Apoio à produção e distribuição (posição logística).

Sendo assim, a logística empresarial trata de buscar as informações para a tomada de decisão, que acaba discutindo no ambiente de operações, ou seja, naquele mesmo ambiente que é composto pelo fluxo do produto, isto é, as informações são aquelas que são relativamente ao mercado e a decisão sistêmica é realizada pela empresa.

Gostou do conteúdo? Adquira agora mesmo gratuitamente alguns dos nossos materiais (Ebooks) sobre assuntos relacionados a logística

Acesse nossos materiais