O que é Logística de Suprimentos?

Segundo Ballou, a logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata dos fluxos de matéria-prima e de produtos para a organização, sendo o objetivo da logística de suprimentos e satisfazer às necessidades de materiais da operação. A boa administração da logística de suprimentos significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação.

Logística de Suprimentos

Melhore o seu processo de recontagem física e contínua de todo estoque!

Conheça o Inventário Rotativo

Irei citar alguns conceitos empregados na logística de suprimentos:

Matéria-Prima

A matéria-prima é todo o material fonte que irá sofrer transformação, ou seja, o material que vai ser transformado para um produto acabado. Uma exemplo disto é o algodão, que vai ser transformar em fio para depois virar uma camisa ou roupa.

Sendo assim, a matéria-prima é a principal substância utilizada na fabricação na maioria das vezes, ou seja, é essencial para o desenvolvimento ou produção de algo.

Insumo

O insumo neste caso vai ser o tipo de material, máquina ou equipamento que irá servir como suporte para o produto final, isto é, cada um dos componentes ou elementos usados na produção de mercadorias.

Isso significa que o insumo é fundamental para o desenvolvimento ou para a produção de algo (matéria-prima, força de trabalho ou consumo de energia).

Como funciona?

A logística de suprimentos é basicamente aplicada em toda a cadeia de logística, isto é, desenvolve em diversos processos até a chegada ao cliente final.

Esses suprimentos citados acima são aplicados na maioria das cadeias, ou seja,  nas indústria de alimentos, indústria de automobilística entre muitas outras.

A aquisição de materiais funciona basicamente no planejamento de diferentes cenários antes mesmo do pedido da matéria-prima, isto é, fazer uma avaliação de fornecedores na interação de serviços de compra, planejamento na previsão de tempo até a chegada do pedido e também a demanda dos materiais, ou seja, uma análise sistêmica no pedido de materiais.

Por exemplo, algumas empresas utilizam o conceito do just in time (produto certo, na quantidade certa, na hora certa) como estratégia na aquisição de materiais.

Para entender melhor o processo, observe a imagem abaixo e saiba o passo a passo de como funciona:

logística de suprimentos

  1. Entrada: O suprimento entra na cadeia como matéria-prima, isto é,  fica no estoque ou almoxarifado.
  2. Produto em Processo:  O inicio da produção é feito pelo processo de insumo com a matéria-prima, ou seja, transformado para um produto acabado.
  3. Cliente: A fase final do produto é a entrega para o consumidor, ou seja, a resposta da promessa de entrega referente ao valor pago pelo produto solicitado.

Esse processo acima faz parte da maioria dos produtos industrializados que conhecemos, por exemplo, o smartphone, notebook entre outros aparelhos que utilizamos.

Conclusão

Sendo assim, a logística de  suprimentos é um meio de gerenciar e planejar quais itens serão necessários durante todo o processo até a chegada ao cliente final, ou seja, para planejar o seu negócio e executar as tarefas de forma eficiente é recomendado obter alguns indicadores de cada etapa, isto é, requer apoio tecnológico ou algum sistema de gerenciamento que ofereça esses dados de forma sistêmica

Quer entender ou melhorar os seus processos logísticos? Então conheça o just in time: o que é e como utilizar em seu negócio!

JUST IN TIME