Hoje iremos falar sobre  alguns livros que abordam planejamento logístico e supply chain e que estão entre os melhores avaliados em sites como Amazon e Saraiva. Nosso objetivo é apresentar para a comunidade logística o potencial desses livros, que em muitos casos, ajuda a solucionar problemas quando não sabemos por onde começar.

Sendo assim, para fazer está lista foram classificados livros sobre;  Operacional, Gerencial e Estratégica das práticas.

planejamento logístico

Vamos lá!

(1) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Logística Empresarial

 

Autores: Ronald H. Ballou
Editora: Bookman Editora
Edição: Quinta
Ano: 2009

Ballou é um dos autores mais conhecidos no meio da logística empresarial, ele traz neste livro sobre a administração do fluxo de bens e serviços em organizações orientadas ou não para o lucro. O assunto é vital e absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização, incluindo atividades de transporte, gestão de estoques, processamento de pedidos, compras, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem e programação da produção.

A ênfase situa-se nos princípios e conceitos que servem como guias para a tomada de decisões. O assunto é levado ao leitor de modo gradual. Cada capítulo oferece perspectivas, discernimento, compreensão e desenvolvimento de habilidades, enfocando Distribuição Física, Administração de Materiais, Nível de Serviço, Ad
ministração de Tráfego, Manuseio e Acondicionamento do Produto e Controles de Estoques, entre outros temas.

 

 (2) Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos

 

Autores: Donald J. Bowersox, David J. Closs, M. Bixby Cooper, John C. Bowersox
Editora: Mcgraw Hill – Artmed
Edição: Quarta
Ano: 2013

Nos últimos anos a logística empresarial deixou de ser assunto exclusivo das áreas de planejamento logístico de transporte e armazenamento e, chegou  a direção de grandes empresas. Os autores deste livro acompanham o tema a muito tempo como:

  • Pesquisadores;
  • Professores;
  • Consultores em gestão logística da cadeia de suprimentos.

O livro aborda os fundamentos da logística empresarial e da gestão da cadeia de suprimentos e seu papel na competitividade da empresa.  Este livro é uma síntese de muitos anos de trabalho e pesquisa, superando o que já foi publicado anteriormente pelos próprios autores.

(3) Gestão da cadeia de suprimentos ( Supply Chain Management) conceitos, estratégias, práticas e casos

 

Autor: Silvio R. I. Pires
Editora: Atlas
Edição: Segunda
Ano: 1995

Este livro apresenta um resumo dos conceitos chave da área do SCM (Supply Chain Management), é um campo de estudo emergente que apresenta desenvolvimento e necessitam ser vistos  em um contexto global.

O livro escrito por Sílvio Pires fornece um contexto com conceitos-chave e terminologia, além dos assuntos práticos envolvidos na implementação da gestão da cadeia de suprimentos.

Outro benefício encontrado na obra é a integração com assuntos específicos de logística, tecnologia de informação e e-business.

(4) Tecnologia da Informação aplicada à Logística

 

Autor: Eduardo Banzato
Editora: Instituto Amam
Ano: 2005

A diversidade de soluções em tecnologia da informação aplicada ao planejamento logístico bem como as oportunidades que podem ser exploradas através da mesma, é que motivou o desenvolvimento deste livro.

A visão de como as diferentes soluções existentes do mercado se interagem na otimização e racionalização do gerenciamento e execução das atividades logísticas ficam mais claras a partir do modelo de organização propostas neste livro. SCM, ERP, APS, MRP, MES, WMS, TMS, BI, RFID, entre outras tecnologias, serão apresentadas de uma forma clara e simples, em uma linguagem de fácil compreensão.

 

(5) Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

 

Autor: Paulo Roberto Bertaglia
Editora: Saraiva
Edição: Terceira
Ano: 2015

Sabemos que melhorias na qualidade e no tempo de entrega de qualquer produto ou elemento, além de reduções nos custos, na carga tributária ou no giro de uma determinada mercadoria, têm por objetivo a concorrência, visando sempre a satisfação do consumidor.

Pensando nisso, o autor Paulo Bertaglia, nesta edição, apresenta a estudantes e profissionais as inovações na área de planejamento logístico, tanto em termos de processos de negócios como tecnológicos, além de atualizar os conceitos e os exemplos que permeiam toda a obra.

 

Aproveite os livros e bons estudos!

Você tem sugestões de outros livros “relevantes”? Compartilhe conosco e deixe sua dica nos comentários nas redes sociais.

Veja também nosso e-Book sobre Frota Própria ou terceira: Qual a operação mais rentável para sua empresa.

E-BOOK Gratuito