Uma das primeiras coisas quando é mencionado indicadores estratégicos é tentar explicar conceitualmente como ele funciona e qual a diferença dele em relação à métrica. Neste conteúdo iremos investigar como isto funciona.

indicadores estratégicos

 

O que é Métrica?

Uma métrica basicamente é uma unidade de medida, que a partir somente dela você consegue chegar a um número e este mesmo número irá te dizer alguma coisa. Por exemplo, o número de vendas ocorridas dentro de uma empresa em um determinado dia é uma métrica, por que este número identifica o que ele é e como a unidade de medida funciona.

O que é indicador?

Já o indicador é composto por um conjunto de relações entre as unidades de medida ou entre as métricas. Então é preciso relacionar 2 (duas) ou mais métricas para você passar a ter um indicador.

Por exemplo, quando você olha o valor da venda média você soma o total de vendas e dividi pelo número de vendas que aconteceram durante o dia, chegando assim no valor da venda média.

Key Performance Indicator (KPI)

A sigla (KPI) traduzida para o português significa Indicador-Chave de Performance, é uma forma de mensurar todos os indicadores da sua organização. Por exemplo, o setor financeiro, é possível mensurar através de indicadores através de cobrança, pontualidade, acompanhamento e até por relatórios, tudo isso é feito através de pontos.

Está técnica vem sendo muito utilizada por grandes empresas através de pontos para bonificar ou gerar a meritocracia dos funcionários e até em outros setores como vendas e etc… por conta das infinidades das informações geradas de forma constante. Isto é, o KPI é utilizado para saber os pontos centrais dos indicadores que serão medidos.

Indicadores Estratégicos de Gestão

É muito comum as empresas usarem poucos indicadores de gestão. Essa frequência é importante por que tudo aquilo que você não consegue medir é muito difícil depois mensurar se deu certo ou não.

O maior interesse nos indicadores estratégicos de performance é analisar  e monitorar o seu desempenho ao longo do tempo. Assim, ter um conjunto de indicadores e monitorá-los são formas relevantes e eficazes para seu negócio.

É recomendado que você ao definir um indicador de desempenho analise quais os parâmetros de referência para esse indicador, isto é, olhar para o indicar e definir junto a ele o valor mínimo, uma meta ou um valor máximo. E não necessariamente é preciso ter os 3 (três), mas o interessante é pelo menos ter 2 (dois) parâmetros de referência.

Por exemplo, no caso da venda média é necessário ter um mínimo de venda durante o dia  e uma meta de venda durante o dia, ou seja, quando você possui um indicador que está abaixo do seu mínimo normalmente é preciso tomar uma ação baseada neste indicador.

Então, quando é estabelecido um parâmetro de referência para seus indicadores estratégicos você começa saber o que fazer quando seu indicador está fora desses parâmetros de referencia que você estabelece.

Definindo Periodicidade

Uma periodicidade de análise é basicamente identificar qual o tempo ideal para analisar diferentes indicadores? Por exemplo, existem  indicadores que são vistos diariamente, semanalmente e alguns outros mensalmente.

Sendo assim, é importante estabelecer quais os parâmetros você irá usar para analisar esses indicadores com um critério para analisá-los sempre da mesma forma, ou seja, está é uma maneira de observar o comportamento deste indicador está adequado ou não para seu negócio.

Observe e acompanhe seus indicadores

Este passo aparentemente simples é onde as empresas em sua maioria erram por falta de disciplina e método de observação e análise periódica de seus indicadores. É muito importante o acompanhamento dos indicadores pois quando você está acompanhando o indicador é possível tomar decisões que irão te levar a determinadas ações que vão melhorar o seu desempenho, sejam ações de mudança de procedimentos ou mesmo de alterações na medição do indicador que, normalmente, no decorrer do processo esse indicador sofrerá alguns reajustes.

Concluindo

Sendo assim, o FOCO em decidir o que, como e com qual periodicidade medir é essencial durante todo o processo do indicador. Quando você começa analisar esses indicadores estratégicos e começar acompanhá-los de uma forma periódica naturalmente ocorrerão evoluções no seu setor ou negócio. Parece mágico, mas é bem real e simples, basta análise, decisão e disciplina – que foram as principais coisas que aprendi e quis compartilhar com você! Espero que tenha gostado!

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