As empresas que possuem setores logísticos ou trabalham com transporte, buscam eliminar trabalhos que demandem muito tempo e são burocráticos, para assim atingirem mais eficácia nos seus serviços e consequentemente reduzirem custos com processos engessados.

Na situação atual do mercado, não somente de crise mas também o despertar para a inovação então surge a necessidade de atingir maior agilidade, utilizar melhor o tempo e assim gerar vantagem competitiva e um diferencial, o Agendamento de Cargas e Descargas surge como uma importante ferramenta para agilizar processos no ramo da logística.

Esta situação está sendo percebida pelos diretores e executivos das empresas. Estes estão tomando consciência da sua importância e de como o agendamento se faz necessário.

Sentindo o processo na pele

No último domingo (04), o Fantástico fez mais uma edição do quadro “Chefe Secreto”, onde o sócio-diretor da Adezan, Pedro Stivalli, se disfarçou e trabalhou com seus funcionários como se fosse um deles. Com esta experiência, ele notou alguns problemas que a empresa havia passando e que ele não tinha conhecimento. A partir dai tomou decisões importantes de novas diretrizes para a empresa.

Um destes pontos está relacionado ao agendamento de cargas, ele notou que todo o processo ainda era engessado e realizado por meio de papeis e todo o controle do setor logístico era arcaico, como os horários de entrada e saída dos caminhões e a recepção e expedição das mercadorias.

Stivialli, após constatar este fato, cobrou a diretoria da implantação de um sistema de agendamento de cargas e descargas para obter um maior controle destas informações e de toda a sua frota.

https://www.youtube.com/watch?v=5g7fCQtwplQ

 

Outra empresa que tem notado a importância do agendamento é a Bunge. Alexandre Vezzá – BBR Port Panning, deu um depoimento de como o agendamento ajudou a reduzir custos e a ter maior controle das cargas. “A implantação do agendador de cargas e descargas reduziu a nossa exposição ao risco de pagamento de estadiais. Sem um sistema que agende as cargas, você corre o risco de desbalanço na programação e pode chegar acima da capacidade de recebimento do terminal. Conseguimos estabelecer melhor a capacidade de recepção dos terminais e ter controle de todas as cargas ligada à Bunge, inclusive aquelas em que o produtor entrega direto no porto.”

Porto de Santos

Podemos visualizar também, como o Agendamento de Cargas alterou a situação do Porto de Santos, que é um dos maiores do nosso país. Segundo estimativas da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), a movimentação de carga conteinerizada pelo Porto de Santos cresceu 8% em 2014, confirmando recorde na modalidade.  Mesmo com essa grande  movimentação, o desempenho do Porto foi extremamente positivo devido a contribuição de novas tecnologias de Agendamento de Cargas e Descargas, desde o início de 2014, que possibilitou uma otimização de diversos processos.

E como fazer parte desta transformação do setor?

O Agendamento de Cargas e Descargas tem se tornado cada vez mais importante para melhorar a gestão de cargas e otimizar processos das empresas. As filas têm diminuído, os encarregados logísticos tem obtido maior controle das suas mercadorias e de seus caminhões. E, os diretores e executivos já tem observado esta transformação no setor e buscado fazer parte dela.

Pensando nisso, a Strada Soluções, desenvolveu o Carga Pontual, que é uma solução eficiente para toda a Cadeia de Suprimentos, Logística Integrada e Operações de Inbound e Outbound. O Carga Pontual é um software que permite o agendamento prévio de cargas e descargas evitando filas, concentração de veículos no pátio ou planta das empresas, portos ou cooperativas, além de possibilitar um maior controle das cargas e mercadorias para a empresa.

bannerverde