Logística em sua origem significa colocar o produto certo, no lugar correto e na hora desejada pelo cliente. E, quando pensamos nas empresas varejistas, esta premissa continua sendo verdadeira. É preciso entregar o produto no lugar certo, na hora correta, na quantidade ideal, com o menor custo possível, de modo a oferecer um preço justo, conveniência e conforto ao cliente.

Esta situação, apresenta um diferencial competitivo que é capaz de motivar a decisão de compra por parte do cliente e que gera valor para às empresas.

E, quando se fala em garantir um preço justo atingindo o menor custo possível a disciplina nos processos entra como um fator decisivo. Ter disciplina nos processos significa trabalhar dentro da capacidade produtiva dimensionada para atender ao nível de serviço planejado e não incorrer em aumento de custos desnecessários.

Portanto, é preciso alinhar as principais funções logísticas com às expectativas do cliente final para que possa-se elevar o nível dos serviços prestados. Então, a gestão de estoque, operações logísticas e a logística de distribuição devem ser realizadas de forma disciplinada e eficiente.

Gestão de Estoque

A gestão de estoque deve garantir que a ocupação do centro de distribuição esteja de acordo com a capacidade de armazenagem. E, o controle de todos os Stock Keeping Unit (SKUs) comercializados pelas empresas, deve ser feito diariamente, visando garantir a máxima disponibilidade de produtos para a venda. E, as empresas varejistas que trabalham com logística devem estar atentas a atividades como o gerenciamento do plano de compras, priorizando a colocação de pedidos dos produtos em ruptura e dos que serão promocionados. A interface logística deve ser proativa e dinâmica entre as empresas e seus fornecedores. Deve haver um planejamento e controle da programação da entrega dos pedidos feitos à indústria e estar sempre atento ao controle dos excessos e faltas dos produtos em estoque.

Operações Logísticas

Todas as partes do processo consideradas operações logísticas têm papel importante na manutenção do equilíbrio entre o nível de serviço e o custo atrelado a ele. Estas operações são a de receber, armazenar e separar os produtos que serão expedidos às lojas e aos clientes finais. Para que estas operações sejam eficientes e eficazes, elas realizar seguir algumas atividades fundamentais. A agenda do recebimento do dia deve ser atendida plenamente, disponibilizando o produto no estoque para o faturamento. O índice de avaria deve ser baixo, e a acurácia dos produtos disponíveis deve ser alta, sustentada pelo inventário rotativo dos estoques e cujos registros sejam informados em tempo real. E, a utilização de horas extras deve ser evitada, e se necessário for, ser feita por banco de horas.

Logística de Distribuição

Neste processo se enquadram a gestão e controle da frota, seleção dos parceiros de transporte, definição e negociação dos valores do frete e dos planos de abastecimento das lojas e das entregas na casa do consumidor. E, as atividades que devem estar alinhadas e em perfeito funcionamento para que às expectativas do cliente final sejam atingidas por meio da elevação do nível dos serviços prestados são: os abastecimentos das lojas precisam ser feitos dentro das “janelas de entrega” e as entregas ao cliente final devem ser efetuadas na data de entrega acordada. O plano de carga deve funcionar com a maior quantidade de entrega por veículo, deve haver um monitoramento diário quanto à realização efetiva das entregas evitando o retorno dos produtos e, deve existir a certeza de que as cargas estejam sempre bem “amarradas” e seguras para evitar avarias no transporte.

Concluindo

A logística varejista é um diferencial competitivo muito grande, que pode agregar muito valor aos negócios, pois, por meio do varejo, milhões de consumidores satisfazem seus desejos e suas necessidades. Então, precisa-se manter o equilíbrio entre o custo logístico e o nível de serviço definido pela empresa, e para que isso aconteça, as operações logísticas devem ser executadas de forma eficiente e eficaz, evitando desperdícios e custos marginais desnecessários.

E, para estes processos funcionarem corretamente o suporte da tecnologia é fundamental, pois permite um melhor gerenciamento das informações e automatização de processos. Neste contexto, a Strada Soluções em Tecnologia, traz uma solução inovadora, o Qlik View. Esta ferramenta fornece uma direção para as empresas com base em tendências de dados e uma visão analítica extremamente eficaz do negócio, fornecendo o embasamento de controle de indicadores para o time. A ferramenta age de forma colaborativa, em um único lugar de forma rápida e intuitiva. Trabalha com os dados que você já têm e cria um amplo conjunto de novas capacidades em BI. A partir dessas informações, traz um novo nível de análise fornecendo dados da gestão para os operadores e gerentes controlarem melhor os indicadores..Desta forma, é possível criar uma nova percepção e valor para os dados existentes, oferecendo aos usuários interfaces limpas, simples e diretas para a criação de dashboards e acompanhamento em tempo real.