Como o e-procurement pode surgir como vantagem competitiva para a cadeia logística e a cadeia de suprimentos integrada

Vivemos num mercado global e competitivo que exige das organizações relacionamentos estreitos com os fornecedores, objetivando que o cliente final se sinta plenamente satisfeito na aquisição de bens e serviços. A chamada cadeia de abastecimento busca exatamente este contato permanente entre organizações produtoras e fornecedoras.

A logística integra a cadeia de abastecimento fornecendo a esta suma importância, pois é responsável por toda a movimentação de materiais e também pela distribuição física de produtos. Para que toda esta engrenagem entre organização e fornecedores seja realizada de forma eficaz, torna-se necessário desenvolver ferramentas gerenciais que possibilitem agilidade ao processo. Esta agilidade foca a otimização do tempo, possibilitando que organizações reduzam seus custos de produção, compras e logística.

A logística aparece, então, como uma alternativa onde as organizações encontram respostas para obter maior agilidade de processos. A logística tem o propósito de minimizar o custo total de todo o processo da cadeia de suprimentos de uma organização, sendo neste caso, fator importante para adquirir vantagem competitiva.

E, as cadeias de suprimentos possuem três níveis, sendo que um depende do outro: cadeia de suprimento local, que é a mais básica, de forma interna, a imediata que ocorre entre fornecedores e a total, que funciona internamente e externamente, entre fornecedores e consumidores finais. Desta forma, percebe-se a presença da logística nestes três níveis, pois é responsável pelo abastecimento, dentro da cadeia de suprimentos, locais, imediatas e principalmente a total, que vai até o consumidor final.  

Desta forma, faz-se necessário uma reorganização intensa em todos os setores, causando profundas mudanças, que tornem as organizações mais dinâmicas, inovadoras e com alta capacidade de resposta às necessidades do ambiente. Como um novo e rentável canal de negociações, que promove um grande acesso a serviços, recursos e informações, a internet vem se despontando não só por favorecer as formas de operações entre organizações, mas também por proporcionar o surgimento de sistemas de informação que suportem maior integração e diversidade nas aplicações de comércio eletrônico.

Assim, é possível visualizar os benefícios que o e-procurement traz ao gerenciamento da cadeia logística, e por consequência, à cadeia de abastecimento integrada. Desde que o modelo fordista de gestão começou a apresentar sinais de esgotamento, procura-se dedicar grande parte do planejamento industrial à busca de vantagens competitivas. Ganhos de produtividade, preços baixos, qualidade e ótimo atendimento aos consumidores não bastam mais para garantirem sozinhos a sobrevivência das organizações.

E, o comércio eletrônico permite a criação de novas tecnologias que são capazes de beneficiar tanto a parte interna, quanto a externa de uma organização. Internamente, proporciona redução de custos e melhoria nos processos já existentes. Externamente, é capaz de aumentar consideravelmente os canais de vendas, melhorar o relacionamento com os fornecedores e clientes, e criar novos escopos de negócios.

O e-procurement possibilita um fator que hoje é fundamental no mundo dos negócios, pois agiliza os processos internos e dispor produtos mais rapidamente no mercado. O e-procurement se bem utilizado pode se tornar em uma vantagem competitiva.

Assim, a logística e a cadeia de suprimentos podem se beneficiar das vantagens do e-procurement pois este pode propiciar com que a logística agilize ainda mais processos internos e externos, pois a tecnologia faz com que as empresas consiga gerir melhor suas organizações pensando em toda a cadeia de suprimentos e nas áreas de logística.

E assim como o e-procurement, a Strada Soluções em Tecnologia também visa buscar meios tecnológicas que solucionem toda a cadeia de suprimentos, como é o exemplo do agendamento de cargas, e, pensando nesta situação, apresentamos um e-book que fala sobre o agendamento como solução para toda a cadeia de suprimentos e que pode ser baixado gratuitamente.

banner2

2015-12-16T10:37:05+00:0016/12/2015 às 10:37|Notícias|