Como eliminar os desafios da logística no e-commerce no Brasil (parte 1)

O e-commerce vem se consolidando como uma das mais importantes formas de compra da sociedade atual. Por uma série de motivos, os consumidores estão migrando para compras online e nesse modelo de negócio, a logística entra como uma das principais atividades que pode ser fonte de vantagem competitiva.

Desta forma, chega a hora dos profissionais de transporte e do setor logístico se atentarem para este fato e estarem preparados para o momento que isso atinja diretamente sua empresa (seja ela uma corporação que está buscando um novo canal digital ou um operador logístico que presta serviços para e-commerces).

Normalmente, as empresas que crescem em operações nesse setor deixam de depender diretamente dos Correios para realizar suas entregas. Isso porque o custo para alto volume torna o modelo de negócios mais competitivo frente a alternativa estatal de custo de frete. Isso também coloca a loja virtual a frente de seus concorrentes.A preparação da empresa para o universo do e-commerce está ligada a diversas áreas do meio logístico, para que ela possa se adaptar ao conjunto de operações que a loja necessita. Um conjunto de fatores podem tornar o trabalho no segmento do e-commerce um diferencial para a sua empresa ou organização. Estas áreas são os sistemas de gestão, capital humano, tecnologia, infraestrutura, processas e as questões legais.

Dentro das áreas, existem erros que não podem ser cometidos pelos operadores logísticos para que o sucesso da logística no e-commerce seja total. Para gerar vantagem competitiva logística no e-commerce, vamos apresentar quais são os principais erros para que sua empresa saiba como evitá-los:

Logística para e-commerce não é igual a convencional

O método convencional de transporte não se aplica diretamente ao e-commerce. Os modelos de entrega para este tipo de comércio online vai além dos pátios das empresas e dos portos, as empresas devem estar preparadas para realizar entregas nos mais diversos locais e modelos de entregas, sejam residenciais ou comerciais e estar preparado para outros tipos de esforços particulares, como montagem, configurações, agendamento de horários, entre outros.

Outro fator que merece atenção e preparação, o operador logístico precisará saber lidar como todos os tipos de materiais, em termos de tamanho, valor e peso. O e-commerce geralmente lida com materiais mais visados, como eletroeletrônicos. Então, a prevenção e o controle de perdas destas cargas merece exclusiva atenção.

Monitore o custo do serviço

Não caia no erro de que o frete ter que ser grátis. Tenha controle sobre os custos que envolvem os transportes dos produtos do e-commerce. Desenvolva suas competências e habilidade no que envolvem o controle do custeio e da formação dos preços dos serviços prestados. Os serviços do e-commerce são muito caros e para que sua operação não apresente sinais de enfraquecimento em pouco tempo, saiba exatamente quanto custa o seu serviço logístico e o preço que precisará ser cobrado. E para te ajudar a defini-los, dê uma olhadinha nesse texto que já escrevemos aqui no Blog. 

Além do mais, se a logística for feita com uma grande diversificação de produtos, os custos podem variar de acordo com peso, tamanho, espaço ocupado, segurança do equipamento e uma série de variáveis que tornam o modelo de custeio mais complexo.

Invista em Tecnologia

A tecnologia é um fator essencial, não só para o relacionamento com o cliente, mas para o monitoramente da própria empresa sobre os caminhões e as cargas que serão encaminhadas para compras via e-commerce. Quanto se trata do cliente, investir em tecnologia para garantir suporte é essencial. Mantenha sempre informações atualizadas e em tempo real sobre a entrega dos produtos adquiridos.

E para controle próprio da empresa é fundamental que a tecnologia seja auxiliadora na tomada de decisões e no gerenciamento do transporte. A gestão do transporte é fundamental para obter controle e aumentar a lucratividade do serviço logístico voltado ao e-commerce.

Concluindo

Ao se atentar para estes requisitos, a sua empresa terá um potencial muito grande e estará capacitada para atual no universo da logística para o e-commerce, e assim, usufruir dos benefícios que este segmento poderá proporcionar ao seu negócio.

E, uma maneira de se atentar para a tecnologia que envolve estes processos, é utilizar de um software inteligente que seja capaz de auxiliar na tomada de decisões. Desta forma, a Strada Soluções em Tecnologia, dispõe de uma solução inovadora, o TMS Strada, que permite um maior controle sobre os veículos, pois permite a análise de custos, como de pneus, as melhores peças para os caminhões e ainda monitorar a frota de forma eficiente possibilitando uma tomada de decisões mais precisa e efetiva.

Na próxima semana, estaremos publicando a parte 2 deste texto, com mais desafios do e-commerce. Não perca.

2015-10-24T09:21:23+00:0024/10/2015 às 09:21|Notícias|