Como a tecnologia no agendamento de cargas pode trazer benefícios para as empresas do setor logísticos

Muitas empresas que trabalham com o setor logístico já têm percebido a importância que o agendamento de cargas e descargas possui. O agendamento antecipado de docas para recebimento e expedição de veículos pode gerar grandes benefícios para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, por meio de melhorias na eficiência, na utilização dos recursos e no fluxo de cargas.

Já é percebido que tempos de espera ao redor das docas têm como consequência a perda de receitas, custos extras, insatisfação de motoristas e alta rotatividade de funcionários para as transportadoras.

Porém, ainda existem empresas que fazer uso de métodos arcaicos de agendamento, e assim, estes benefícios não podem ser vistos. Por exemplo, em alguns casos o procedimento é realizado por processos manuais e que envolvem mão-de-obra intensiva. Usam papeis, telefone ou fax, não fazendo uso de um sistema próprio para tal. O que pode acarretar em muito tempo gasto e, consequentemente, gastos desnecessários.

E, podemos perceber então, que o agendamento é de extrema importância para as empresas, mas utilizar a tecnologia como aliada nestes processos é um fator essencial.

Redução de Esforços

A tecnologia trouxe redução de esforços para muitas áreas de trabalho, pois, por meio dela, muitos processos puderam ser simplificados e repensados. No agendamento de cargas esta situação não é diferente, a redução de esforços está atrelada ao fato de que não é mais necessário que se despende horas organizando documentos ou fazendo planilhas a mão, pois os softwares auxiliares para o agendamento realizam este tipo de trabalho sozinho, bastam alguns cliques para que todo o processo seja concluído. E, ainda apresenta uma facilidade para reagendar cargas, caso seja necessário, pois conseguem ter os dados de todos os horários disponíveis sem que seja necessário procurar em diversos lugares diferentes.

Vantagem Competitiva

O agendamento de cargas em si já se apresenta como vantagem competitiva para as empresas que o utilizam, pois, por meio deste, o retrabalho nas organizações pode diminuir e, principalmente, o tempo de espera em filas para desembarcar as cargas nos portos, docas e pátios das empresas também pode ser reduzida. Mas, ao utilizar softwares específicos para o agendamento, que contam com um ambiente completamente online o retrabalho pode ser eliminado e o tempo de espera em filas completamente sanado. Além disso permite a redução dos custos logísticos, pois ao reduzir e até eliminar problemas com o agendamento de cargas, ameniza problemas logísticos e de transporte que envolveriam gastos para serem resolvidos.

Melhoria na Comunicação

E, por fim, um outro benefício de utilizar a tecnologia para o agendamento, é que por possuir um sistema de informações integrado, estes softwares podem melhorar a comunicação das organizações. Apresentam uma maior facilidade de reunir todas estas informações e de armazená-las para que dados e informações importantes não se percam. E ainda contam com um compartilhamento de dados e informações em diversos locais ao mesmo tempo num ambiente único, na nuvem (cloud), por exemplo.

Concluindo

Então, o agendamento antecipado de docas para recebimento e expedição de veículos pode gerar grandes benefícios para as organizações que fizerem uso deste como melhoria na eficiência e no fluxo de cargas, mas a tecnologia pode tornar este processo ainda melhor, pois consegue manter todas as informações necessárias em um único lugar permitindo que os horários sejam agendados e reagendados com mais facilidade e sem processos burocráticos.

E, pensando nisso a Strada Soluções em Tecnologia apresenta uma solução inovadora para o agendamento de cargas e descargas, o Carga Pontual. Que tem como principal objetivo organizar o fluxo de veículos através do agendamento prévio de horário, evitando filas e a concentração dos mesmos no pátio ou planta das empresas, cooperativas, portos e outras entidades do segmento que contam com operações logísticas em suas atividades diárias.

bannerverde

2015-11-29T20:32:15+00:0029/11/2015 às 20:32|Notícias|