Muito se fala sobre vantagem competitiva no setor logístico: Como criar, quais áreas da empresa precisam de mais atenção para que isso aconteça, se o foco deve ser só na logística de transporte, se a tecnologia pode ser um fator decisivo para isto. Enfim, muitos questionamentos são levantados acerca deste tema.

Pois bem, durante algum tempo, o conceito de Logística abrangia, somente, armazenamento e transporte. E, nos dias de hoje, este conceito se tornou mais amplo, e os gestores perceberam a necessidade da interação do relacionamento entre fornecedores, suprimentos, produto, distribuição e clientes. Esta concepção recebe o nome de Logística Integrada.

Este conceito, tem na tecnologia um caráter fundamental de existência. O desenvolvimento dos computadores e de ferramentas de análise possibilitaram seu surgimento, pois permitiu que o planejamento de recursos logísticos de áreas inter-relacionadas fosse feito por um único banco de dados.

Assim, o gerenciamento integrado da logística pode ser um fator que geravantagem competitiva, pois representa uma diferenciação em relação aos concorrentes, a partir do momento que compreende-se a sua importância. Após a aplicação de tecnologia diretamente na gestão daLogística integrada  podem ser diversos os benefícios para a empresa que a implementa da maneira correta:

Reduzir custos operacionais

Dentro do sistema logístico existem inúmeros processos que vão além do armazenamento e transporte de materiais e integrar todos eles é o melhor caminho para não gerar retrabalho ou confusão de informações. E quando se usa a tecnologia para conseguir gerir todos estes processos em um único lugar, as atividades são otimizadase, consequentemente, ocorre a redução dos custos operacionais.

Acesso aos dados da organização

Por conseguir armazenar todos estes dados em um único lugar, a velocidade com que se tem acesso aos dados da organização, se tornam de mais fácil acesso. Este fator, proporciona também uma gestão do conhecimento dentro da empresa, e, no mundo atual, para uma empresa crescer ainda mais, é necessário conhecimento e domínio sobre a sua empresa e o mercado.

Imagine um gerente que tem um custo por hora de trabalho de 100 reais. Se ele levar 3 horas por semana para realizar a elaboração de um relatório,(que é um período razoávelmente comum nas empresas), esse processo tem um custo de 1200 reais por mês, que representa ao final do ano 14.400 reais. Reduzir esse tempo em 50% utilizando um sistema traz para a empresa um saving de 7.200 reais em apenas um processo.

Aumentar a satisfação dos stakeholders

Os stakeholders são os clientes, fornecedores e os colaboradores da empresa. Por meio da logística integrada, a satisfação destes pode vir a aumentar, pois a empresa estará melhor organizada, e este fator poderá ser visto por todos os envolvidos nas operações. Assim, a organização passará a ser identificada e consagrada, não apenas pelos custos/preços praticados, mas pela diferenciação em seu serviço prstado e seu papel de melhoria e inovação.

 

Qual o caminho para usar a tecnologia para gerar vantagem competitiva com a logística integrada?

Há vantagens competitivas presentes para a organização que desejar implementar e aplicar a logística integrada. E uma forma de garantir este processo, é por meio de  e da TI telecomunicações no segmento transporte, utilizando tecnologias limpas e proporcionando sustentabilidade. O papel principal da TI e Comunicações na Gestão do Conhecimento Logístico consiste em ampliar o potencial e alcance, bem como acelerar a velocidade de comunicação e transferência de informações e conhecimento.

Pensando nisso, a Strada Soluções em tecnologia, trouxe para seus clientes o  Social Business Discovery QlikView, uma plataforma que age de forma colaborativa e com maior eficácia, em um único lugar de forma rápida e intuitiva. Permite fazer associações entre os dados apresentados, auxiliando para que decisões maos assertivas possam ser tomadas pela empresa e garantir uma melhor forma de atingir a logística integrada.

As empresas que utilizam as soluções Qlik View, além de ter seus relatórios ainda mias rápidos, também possuem praticamente uma consultoria interna por meio do sistema, que utilizando sua inteligência oferece saídas e respostas rápidas para melhoria contínua a partir da análise inteligente de dados da organização. A gerência e diretoria conta, desta forma, com suporte de alto nível para a tomada de decisões.

bannerverde