Cinco fundamentos que merecem atenção das empresas na implementação da logística

Nos últimos anos, a logística tem feito parte do dia a dia das pessoas, ela não mais um fator que existe somente para as empresas, mas está presente no governo, nas nossas casas e nas organizações. Pois bem, logística tem como significado colocar os recursos certos no local certo e na hora certa.

Mas, o processo logístico inclui muito mais do que estas simples funções, para que os recursos certos estejam nos locais e horas corretas muitas atividades precisam ser desempenhadas corretamente e de forma efetiva.

Então, de uma forma mais completa, a logística é uma função administrativa concernente ao processo de distribuição física e de estocagem. Lida com o Planejamento, a alocação e o controle dos recursos de uma empresa e sua movimentação na organização ou entre organizações em um fluxo constante, ininterrupto e pontual. Em um sistema de varejo, inclui o fluxo de bens do depósito do fabricante ao consumidor final. A alocação de recursos financeiros e humanos também é de responsabilidade da administração da logística.

Assim, para que as empresas consigam entender e transformar a logística numa área de extrema importância deve ser levado em consideração que a movimentação dos produtos de uma empresa para seu cliente, pode ser definida como transporte eficiente dos produtos acabados do final da linha de produção até o consumidor, incluindo as atividades que englobam o transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem, controle de estoque, relação de locais para armazenagem, processamento de pedidos e atendimento ao cliente.

Desta forma, existem cinco áreas que são fundamentais para que o processo logístico seja eficiente e apresente vantagem competitiva, são elas: Área Comercial e Marketing; Área Industrial;  Fornecedores; Administração de Finanças; e Cadeia de Abastecimento.

Área Comercial e Marketing

Dentro dos componentes do sistema logístico fazem parte da área comercial a pesquisa de mercado, propaganda, promoção de vendas, treinamento e administração da força de vendas. Ao se utilizar destes recursos, principalmente havendo uma integração comercial e marketing pode-se elevar e padronizar o nível dos serviços, formar preços, definir o produto, embalagens e o nível da qualidade. Por serem estas áreas as primeiras e, simultaneamente, as últimas do sistema logístico, cabe ao setor comercial e o marketing propiciar diferenciais de serviço para o consumidor, como o serviço pós-venda, feedbacks e fidelização do cliente. E, a logística permite que aja uma real integração entre as estratégias de marketing e produção, sendo executadas de forma sincronizada.

Área Industrial

Na área industrial conceitos novos e antigos devem ser utilizados para que se possa criar competitividade por meio do uso da logística. São eles o just-in-time (JIT), flexibilenmanufacturing system, computer integrated manufacturing, total quality control e total productive maintenance, e todos usarão JIT: o material certo chega na hora certa, no lugar certo, na quantidade certa e com a qualidade certa.

Fornecedores

Atualmente, os fornecedores, dentro da logística são, na verdade, parceiros operacionais. Existem um relacionamento aberto por parte deles que compreende o desenvolvimento de produtos, as campanhas de marketing, sempre visando a perenidade de seus produtos através da contínua satisfação dos clientes. E, para que este relacionamento com os parceiros operacionais ou fornecedores seja de total eficiência, o uso da tecnologia surge como fator essencial. Por meio dela as informações podem ser agilizadas, aumentando a troca de informações entre empresa e fornecedor, o agendamento das cargas a serem enviadas pelo fornecedor. Todas estas melhorias tendem para o sucesso das organizações que trabalham com a logística.

Administração de Finanças

A administração de finanças deve estar voltada sempre a melhorias e visando redução de custos desnecessários sem que exista uma queda na qualidade dos produtos. Então deve haver uma transformação de pedidos em faturamento, a redução de investimentos em estoque, conexões via EDI (Intercâmbio Eletrônico de dados) com os bancos, agilizando cobranças, a integração com  fornecedores, criando condições de um fluxo de caixa mais preciso e mais confiável. E, para a  distribuição física ter uma ótima funcionalidade, deve-se analisar a localização da fábrica, que tem que estar o mais próximo possível dos cliente e também da matéria-prima, para ter agilidade e diminuir custos com transporte. Outro ponto importante que é imprescindível ter uma ótima estrutura dos sistemas de transportes.

Cadeia de Abastecimentos

A gestão da cadeia de abastecimento deve considerar a integração financeira, o serviço ao cliente e os processos internos da empresa. As organizações devem procurar reduzir o tempo e o custo ao longo do processo da cadeia de abastecimento, assim novas medidas serão tomadas para aumentar a qualidade em atendimento, obtendo respostas mais efetivas as necessidades dos clientes. A cadeia de abastecimento aumenta a vantagem competitiva, em relação as outras organizações do mesmo seguimento, possibilitando ou impulsionando o crescimento, a satisfação do cliente em estar sendo melhor atendido pela empresa. Deve haver um planejamento para a cadeia de abastecimento, e este deve estar muito bem fundamentado pois não podem ocorrer erros, pois caso erros graves ocorram  projeto pode se tornar inviável, pois envolve altos investimentos para a empresa que a ainda não tenha logística.

Concluindo

A logística possui um caráter fundamental nos dias de hoje. E, empresas que desejam alcançar seu espaço globalizado devem executar de forma adequada e efetiva todo o processo logistico. Através da logística e suas técnicas as empresas irão tomar as decisões adequadas para o bom desenvolvimento desse sistema. E, não podemos esquecer da necessidade de  sempre continuar melhorando, aprendendo, experimentando novas soluções, criando novas formas de exercer atividades, aberto a mudanças.

E, a Strada Soluções em Tecnologia tem um propósito e almeja um Brasil mais justo por meio da Logística. Então temos clara a visão da importância da área nos dias de hoje e do quão ela está presente no cotidiano das pessoas, empresas e até do governo. E, pensando nisso e em como podemos estar cientes dos desafios que a área apresenta e como podem ser vencidos, disponibilizamos um e-book gratuito sobre os Desafios da Logística.

banner

2015-11-29T20:31:40+00:0029/11/2015 às 20:31|Notícias|