Ideias planejadas, riscos assumidos, sonhos a ser conquistados. O ramo empreendedor vem ganhando cada vez mais força e espaço no Brasil. Em nova pesquisa, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) divulgou que a cada 10 adultos entre 18 e 64 anos, 3 possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Comparado com outros países do Brics, o Brasil assume a liderança do Ranking do empreendedorismo. Em uma década, a taxa brasileira saltou de 23% para 34,5%, apresentando, além de uma forte permanência de velhos empresários, um crescimento notável no número de principiantes inseridos nessa esfera mercadológica.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae, afirmou que muitas dessas empresas são abertas não por uma necessidade aparente, mas sim por oportunidades encontradas. ‘’Ter uma empresa porque não se tem uma ocupação não é mais o principal fator”, completou.

A pesquisa ainda revelou que o terceiro maior sonho do brasileiro é de se tornar dono do próprio negócio. O número de pessoas que desejam se tornar o seu próprio chefe é quase o dobro das que almejam seguir carreira dentro de uma empresa.

Fonte: iG Brasil