Agendamento de Carga: Uma ferramenta para cargas e descargas

O que é um agendamento de carga?

Basicamente o agendamento de carga garante às empresas a qualidade dos processos logísticos, otimiza o fluxo de mercadorias e automatiza o processamento de solicitações de logística. A ferramenta de roteamento e programação auxilia no processo e inclui interfaces apropriadas.

agendamento de carga

Como funciona o agendamento de carga?

O controle durante o carregamento e novamente durante o descarregamento sob a planta permite verificações de entrada e saída dos veículos de  forma eficiente para a conclusão do pedido. Manter a organização dos agendamentos com relação a disponibilidade das docas evitando filas de caminhões na entrada da planta, sendo assim, evitando multas, segundo a Lei (13.103/15 e perda dos produtos durante a espera de descarga.

Como manter o controle de horários no agendamento de carga do início ou fim?

Uma das grandes responsabilidades de um gestor de logística ou de transporte é operacionar os processos logísticos da empresa, como:

  • Operações de Depósito;
  • Armazém e Distribuição;
  • Sistema de Logística;
  • Gestão de Rotas;
  • Inteligência de Transporte;
  • Manutenção de Rastreamento;
  • Entre Outros.

Cada um segue um processo para seguir, implementar e gerenciar. E como estamos lidando com logística é preciso otimizar operações, integrar transportadoras, fornecedores e clientes em um só lugar.

Ferramenta para o agendamento

O Carga Pontual é uma solução madura e de grande eficiência para toda a cadeia de suprimentos, logística integrada e operações de inbound e outbound. Seu principal objetivo é organizar o fluxo de veículos através do agendamento prévio de horário, evitando filas e a concentração dos mesmos no pátio ou planta das empresas, cooperativas, portos e outras entidades do segmento que contam com operações logísticas em suas atividades diárias.

agendamento de carga

Segundo Leslie da Silva Fonseca, analista administrativo da Bianchini, “uma das melhores características do programa é a Carta de Agendamento, um documento que mostra quando a carga foi encomendada e quando deve chegar à planta, isentando a empresa de problemas com atrasos, caminhões parados na rodovia e multas por parte da Polícia Rodoviária, já que muitos caminhões formavam filas nas pistas”. Para ler a reportagem completa, acesse o link abaixo.

Bianchini implementa ferramenta de gestão logística

Conclusão

Sendo assim, as empresas de sucesso implementam novas tecnologias que os auxiliam a alcançar novos níveis de funcionalidades em diferentes aspectos, isto é, essas tecnologias incluem os benefícios que vêm com a utilização de ferramentas de agendamento de carga, como o controle da chegada, a redução de custo com estadia ou veículos parados nas plantas, e para agilizar e até prever a resolução de possíveis problemas.

Saiba mais sobre a ferramenta Carga Pontual agora mesmo!

Carga Pontual

2018-05-07T16:23:38+00:0005/12/2014 às 15:20|Desafios da Logística, Soluções, Universo Strada|