Nos dias de hoje, todas as áreas da economia, não só o mercado logístico do país, passam por um momento de dificuldade. a concorrência é maior que nos anos anteriores (quem tem dinheiro, está mais cauteloso na hora de investir), a crise econômica dá sinais para uma estagnação do mercado.

É uma realidade que chegou ao presente do nosso dia a dia que prejudica a competitividade das empresas, ainda dentro outros fatores já conhecidos em nossa rotina corporativa que atrasam processos, como a burocracia.

Esses fatores podem desacelerar a produtividade, as vendas e os lucros das empresas, que muitas vezes buscam no ambiente logistico uma fonte de ganho de competitividade. Logo, é neste momento, que surge uma oportunidade para as empresas do setor de se destacarem no mercado por meio da inovação e criarem modelos de trabalho que possam alavancar os negócios, enfim, produzir e abraçar uma vantagem competitiva.

Na logística de transportes, uma parte considerável do gasto que as empresas possuem, é advindo da falta de um bom gerenciamento e controle das cargas. Este tipo de situação, pode acarretar em filas, atrasos na entrega, multas por falta de agendamento, dentre outros.

Para crescer, lucrar e se destacar no mercado logístico, mesmo em épocas como esta, é preciso estar atento a algumas fontes de vantagens competitivas Para auxiliar os gestores logísticos na busca por vantagem competitiva, elencamos alguns itens que são fundamentais para aumentar o desempenho da organização:

Serviços com valores acessíveis

Para conseguir entregar produtos e serviços mais competitivos, é preciso reduzir os custos de operações internas da própria empresa de logística. Para isso, é importante melhorar a organização da estrutura interna da empresa, atingir maior flexibilidade nas atividades desenvolvidas e utilizar técnicas modernas para realizar os processos de serviço.

Prestar serviços diferenciados

Uma forma de se destacar entre as demais empresas existentes, é oferecer serviços que ultrapassem  transporte de cargas e manter esforços em nichos de mercados ou canais de distribuição particulares. Assim, a chance de que este nicho se torne um cliente efetivo é muito maior do que se a empresa investisse em muitos canais diferentes e não focasse de verdade em nenhum.

Michael Porter, dentro desse contexto, cita que uma empresa pode definir suas estratégias competitivas a partir de um Posicionamento Genérico da sua oferta. Segundo ele, uma organização, como por exemplo que presta serviços logisticos, pode atuar com foco em Diferenciação ou Custo mínimo, mas nunca os dois ao mesmo tempo. Isso significa que a sua proposta de valor para o mercado deve sempre buscar ou ser diferenciada e exclusiva, ou seguir o menor preço entre os concorrentes.

Menor tempo de reação

É preciso estar atento ao mercado e sua mudanças contínuas e ser capaz de  adaptar-se rapidamente à elas. Este fator, aumenta a competitividade da empresa pois a assegura no mercado, como uma empresa flexível. E para manter-se firme no mercado, estar atento aos avanços tecnológicos, eliminar investimentos dispendiosos e disponibilizar serviços mais seguros são essenciais.

Em um setor como o logístico, esse tipo de vantagem competitiva impõe uma série de beneficios para a operação, pois a adaptabilidade e a capacidade de resolver problemas é uma habilidade exigida diariamente do operador logístico.

Inovação tecnológica

Agregar tecnologias inovadoras aos serviços de transporte, proporcionará que a empresa elimine métodos manuais, otimize fluxos de informações, reduza custos operacionais, obtenha resultados satisfatórios e minimize os limites de tempo de resposta do mercado. A partir da definição da busca pela vantagem competitiva, se pode dizer que a tecnologia se torna um aliada para conquistar os objetivos da organização, sejam eles a oferta de um serviço mais competitivo ou a redução de custo.

E, de qual forma a tecnologia pode ser inserida e ampliar a vantagem competitiva das empresas logísticas?

A tecnologia, com certeza, é um fator que acarreta uma vantagem competitiva para as empresas. Pensando nisso, a Strada Soluções em Tecnologia, desenvolveu o Carga Pontual, que conta com um ambiente 100% on-line. De forma segura e com ótima usabilidade, permite que o agendamento de cargas e descargas seja feito por um parceiro de acordo com as regras e limites estabelecidos pelos envolvidos no processo. Este é um dos diferenciais que torna o Carga Pontual um dos melhores gerenciadores de cargas e descargas, assim como gerenciamento do escoamento da produção, mais eficientes e dinâmicos do mercado, sem precisar sacrificar a usabilidade para isto.

bannerverde