O Profissional Gerente de Logística

Em uma empresa o Gerente de Logística é o responsável pela gestão de processos dentro da cadeia de suprimentos. Seu principal objetivo é evitar problemas logísticos que podem ter impacto na operação da empresa. Por isso, algumas de suas responsabilidades é supervisionar através de planejamento, controle e avaliação de eficiência, os meios de transportes utilizados pela empresa ou indústria.

Além disso, organizar os recursos demandados pelo transporte de bens, certificando-se de que a estocagem, a distribuição e o transporte cumpra às necessidades, de maneira a atender pedidos de venda e prazos.

 As funções do Gestor de Logística, não estão ligadas apenas a concretização das entregas dos produtos, mas também a relação entre marca e cliente. Porém, essa não é uma tarefa muito fácil, ainda mais em tempos de crise, em que a gestão inadequada pode significar a diferença entre lucro e prejuízo de um negócio.

Desafios enfrentados pelo Gerente de Logística na entrega

Esses profissionais enfrentam problemas logísticos e cabe a eles encontrar a melhor solução para não afetar a entrega e despacho dos produtos.

Por este motivo, com base em pesquisas de mercado, elencamos alguns dos principais desafios enfrentado pelo Gerente Logística, já que é de extrema importância conhecer e saber as melhores soluções a serem aplicadas.

# 1 GERENCIAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE ROTAS

Na logística, tempo significa dinheiro. Dessa forma, o sistema de gerenciamento de rotas é essencial nesse setor. O rastreio de veículos permite ao gerente de logística detectar problemas em tempos e distâncias de rotas, garantindo o controle do processo e evitar imprevistos relacionados a distribuição.

Deve ser levado em consideração a janela de entrega a clientes, capacidades dos veículos, horas dirigidas e outras restrições de transporte. Isso, reduz rodagem geral, custos de frota e esforços em planejamento diário, já que é possível usar até mesmo, dados de históricos anteriores, em que o sistema poderá atentar a empresa para mudança de porte de veículos, horas de mudanças de motoristas e localizações alternativas de entrega para redes de distribuição.

# 2 PLANEJAMENTO E AGENDAMENTO DE ENTREGAS

Administrar a logística de cargas não é algo tão simples. Quando se trata do Brasil, é uma tarefa ainda mais complicada para o gerente de logística, devido ao tamanho territorial e a complexidade operacional do trânsito.  Considerado um dos principais elementos da logística, o transporte tem influência diretamente os custos, o faturamento e o lucro das empresas. Por estes motivos, é de extrema importância o controle dos agendamentos.

Com o agendamento de entregas é possível organizar o fluxo de veículos através do agendamento prévio de horário, evitando filas e a concentração dos mesmos no pátio ou planta das empresas. É necessário saber gerenciar o fluxo e cruzamento de informações para posteriormente realizar a análise. Portanto, reflete em uma melhora nos tempos de entrega e detecção de potenciais problemas logísticos na distribuição das entregas.

# 3 FEEDBACK E QUALIDADE DO SERVIÇO

O Gerente de Logístico é o responsável por fechar o ciclo da compra de um cliente. Então, os resultados da empresa são pautados nessa etapa final. Nesse período será definido se o cliente efetuará uma nova compra. Dessa forma, é importante conhecer a opinião dos seus clientes, para posteriormente exercer um serviço com a qualidade superior. Esse processo faz com que o cliente se sinta incluso e importante no processo e por isso não pode ser deixado de lado sua percepção. Portanto, é necessário manter canais de comunicação abertos e suporte constante entre a empresa e seus clientes finais.

Essa medida contribui na prevenção de problemas, evitando custos com entregas erradas, devoluções ou reclamações futuras que não correspondem à entrega feita e claro, para manter a imagem competitiva da marca.

 Foi interessante para você? Então entenda mais sobre Gestão de Logística e também participe deixando seu comentário sobre o assunto!

Gestão de Logística

Fonte: Painel Logístico e Terra.