Em época de incertezas e crise econômica, a palavra investir soa como ruído no ouvido dos empresários. O corte de custo se torna um de seus principais aliados, levando até mesmo a certas demissões. Mas por que, apesar da realidade atual enfrentada, sua empresa deve gastar investimentos em Recursos Humanos?

O ponto principal dessa resposta é que devemos parar de pensar nas pessoas como gastos, e sim como cooperadores de um futuro promissor. Não adianta nada reduzir o número e qualidade de seus funcionários quando o que reduz também é sua lucratividade.

Separamos então, 3 bons motivos do por que a gestão de pessoas dentro do seu local de trabalho é tão importante:

  • Retenção de contratados

Encontrar mão de obra qualificada é um dos maiores desafios de qualquer empresa, especialmente para o setor logístico. A quase inexistente oferta de cursos técnicos para a área é um dos grandes fatores para esse obstáculo. Uma pesquisa recente revelou que 9 em cada 10 empresas de logística ou gestão de suprimentos tem dificuldade em contratação. Fixar um trabalhador em seu emprego então, é considerada uma vitória excepcional. É recomendável o planejamento de um pacote de benefícios que possam estreitar os vínculos com seus funcionários de forma a fazer com que eles queiram continuar a trabalhar na sua empresa.

  • Quanto mais motivado, mais desejo de realizar!                                                                                                                                                                                                                                      

Não é nenhum segredo que um funcionário desmotivado afeta a empresa como um todo.  A infelicidade e frustração vem acompanhada do baixo desempenho, má qualidade do serviço de transportes, aumento de custos, atrasos e metas não atingidas. Se o seu funcionário estiver alinhado com a missão da empresa, seu foco será específico e rumo a alcançar resultados. Faça-o se sentir parte fundamental de uma engrenagem. Muitas vez um simples ‘’obrigado’’ ou um ‘’parabéns’’ é suficiente para despertar um sentimento de reconhecimento.

  •  Aprender a lidar com a pressão

A área logística convive com um componente de estresse contínuo, que exige resultados, pois a empresa depende das metas estipuladas. Toda essa pressão diária afeta, e muito, no desempenho das atividades. Converse com seus funcionários, reserve um tempo para uma gestão pessoal de cada um e os ouça. Na maioria das vezes você poderá ajudá-los a aliviar o peso das costas. Uma comunicação aberta e franca é sempre a melhor saída. Todo mundo gosta de se sentir amparado.

Motivação é a energia que nos leva a participar de um desafio, induzindo-nos a realizar ações. Assim, melhorando as práticas de gestão, você empodera sua equipe e consequentemente sua marca.

E aí, meu amigo, ninguém segura.